Urbanismo Caminhável compartilha manuais de marcenaria

Publicada em 04/09/2015 às 14:23

Com a experiência das oficinas de mobiliário urbano que inovaram a paisagem em vários pontos do Centro Histórico, a construção de bancos, cadeiras e mesas para espaços públicos agora pode ser orientada por manuais detalhados. O projeto Urbanismo Caminhável disponibilizou pela internet os manuais para construção desses mobiliários.

LEIA TAMBÉM
Secretário de Cultura visita antigos estúdios ‘Vera Cruz’
Prefeitura testa proteção a bairros contra excesso de trânsito

Oficinas de marcenaria geraram manuais acessíveis aos moradores

Oficinas de marcenaria geraram manuais acessíveis aos moradores

São cinco opções de manuais, voltados para a montagem de banco grande, banco pequeno, dois tipos de cadeiras e mesa. Todos com o tamanho das peças e seus encaixes e furações. Vale lembrar que a madeira usada nos testes do projeto foi o pinus autoclavado, que recebe um tratamento de resistência ao tempo.

Desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí, o projeto foi coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e custeado por contrapartida privada de EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança). O projeto foi implementado pelo coletivo de Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Fróes e Contain (it).

O teste de mobiliários urbanos na praça Governador Pedro de Toledo, na praça Rui Barbosa, na praça Marechal Floriano Peixoto e no calçadão da rua Barão de Jundiaí é parte do conceito de prototipagem e de ação colaborativa. O projeto também envolveu o teste de “parklets”, a medição de caminhabilidade (conforto, ruído, percepção) de roteiros do Centro Histórico e a aplicação de projetos-piloto no campo educacional.

Entre os retornos do projeto estão aspectos como a aprovação de idosos sobre a presença de pontos de descanso ao longo dos percursos de caminhada na região central, a redescoberta de estudantes sobre o Centro como um grande museu de histórias e detalhes a céu aberto e propostas de novas melhorias para o conforto das pessoas nessa região.

De acordo com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, a meta é levar futuramente o formato de intervenções também para os bairros. Em alguns pontos do Centro Histórico, entretanto, iniciativas espontâneas já aumentaram espaços de convívio com pequenas praças ou aproveitamento temporário de vagas de veículos para descanso durante eventos.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/04/urbanismo-caminhavel-compartilha-manuais-de-marcenaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original