Exposição itinerante ‘Fontes e Bebedouros’ chega à última parada

Publicada em 04/09/2015 às 14:02

A exposição “Fontes e Bebedouros: Beleza e Utilidade” chegou à parada final do circuito itinerante, iniciado em março de 2014, com sua temporada na Emeb Professora Luzia Francisco de Souza Martins, no bairro de Ivoturucaia. Em um ano e meio, foram 13 escolas de diversos bairros e um público estimado em 5,5 mil alunos e 4,5 mil pais em sua visitação.

Integrante do projeto Museu Vai à Escola, parceria entre as secretarias de Educação e Cultura e organizada pelo Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, a exposição leva a alunos e comunidade a oportunidade de conhecer e se surpreender com as construções hidráulicas que foram importantes para a vida da população de Jundiaí até meados do século 20.

LEIA TAMBÉM
Inscrições para escolas municipais vão até terça (8)
Prefeito recebe reitor do Instituto Federal de São Paulo
Educação abre inscrição para creches na quinta-feira (10)

Mostra faz parte do projeto Museu Vai à Escola

Mostra faz parte do projeto Museu Vai à Escola

Uma coletânea de fotos mostra bebedouros e fontes que ficavam em locais bem conhecidos da cidade, como o Largo da Matriz, a Praça do Chafariz, a Praça Domingos Anastácio, a Praça da Bandeira e muitos outros, que serviam de parada para os moradores e visitantes que usavam veículos de tração animal (e que antes da ferrovia também tornaram Jundiaí conhecida em todo o Estado). Posteriormente, algumas também existiram como estética urbana, deixando muitas saudades ainda hoje presentes em diálogos locais.

“Essa iniciativa tem o objetivo de democratizar e popularizar os espaços museológicos, contribuindo para a formação do sujeito autônomo e crítico, no processo de uma educação ampla e integral. Além disso, deu suporte à discussão sobre o tema água como bem público e a necessidade do seu uso sustentável”, explica a supervisora Claudete Formis, gestora do Núcleo de Educação Socioambiental, da Secretaria de Educação.

Público
Ao todo, 13 escolas, localizadas em diversos bairros, receberam o projeto. “Estamos convidando toda a comunidade para conferir aqui na Emeb Luzia, onde a mostra vai ficar disponível pelos próximos dez dias. É importante que as pessoas conheçam e entendam o porquê de devermos cuidar da água e o quanto ela é necessária para a vida do ser humano. Aqui, especialmente, é uma área de manancial”, ressalta a diretora da escola, Vera Lúcia Martins Passero.

Os alunos da unidade vão fazer a visitação, acompanhados pelos professores durante as aulas. A comunidade pode ir à escola, localizada na rua José Joaquim dos Santos, 222, das 7h30 às 17h30.

Roberta de Sá
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/04/exposicao-fontes-e-bebedouros-chega-a-ultima-parada-de-seu-circuito-escolar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original