Jundiaí já pode contar com avião para combater incêndios

Publicada em 02/09/2015 às 16:59

A Defesa Civil de Jundiaí será um dos órgãos para auxiliar o Corpo de Bombeiros para que o avião destinado a combater incêndios de grandes proporções seja acionado.

A aeronave, destinada pelo governo estadual para atender a região, fica baseada no Aeroporto dos Amarais, em Campinas, depois que a parceria com empresas especializadas neste tipo de atividade foi renovada. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2).

LEIA TAMBÉM
Baixa umidade do ar faz Defesa Civil decretar ‘estado de atenção’
GM orienta moradores sobre prevenção de incêndio na Serra do Japi

Avião que será visto no céu de Jundiai em casos de incêndios de grande porte

Avião que será visto no céu de Jundiaí em casos de incêndios de grande porte

Segundo a assistente administrativa da Defesa Civil de Jundiaí, Juliana Salvia Mazzei Segala, a partir da percepção de equipes de campo de que os focos exigem a presença do reforço aéreo, o comando dos bombeiros de Jundiaí será informado e fará a solicitação para que o avião decole de Campinas.

“Houve um crescimento muito grande de registros de incêndios em determinadas regiões do Estado e por isso a preocupação para que o convênio fosse retomado”, diz Juliana.

As aeronaves disponíveis atenderão Jundiaí, Araçatuba, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas e região metropolitana de São Paulo, consideradas áreas com maior incidência de incêndio em vegetação. A parceria faz parte da Operação Corta-Fogo 2015.

Em Jundiaí, há uma preocupação extra: a Serra do Japi. “Sabemos que, se o fogo atingir os pontos mais altos da serra, o avião não terá muita utilidade, mas no pé será essencial”, comenta Juliana.

Em Jundiaí, há uma preocupação extra: a Serra do Japi

Em Jundiaí, há uma preocupação extra: a Serra do Japi

Equipes que atuarão em terra, a maior parte bombeiros, participaram de um curso, em Campinas, no qual receberam instruções básicas sobre o acionamento, logística de apoio em solo, medidas de segurança e aulas sobre abastecimento e simulação de ataque aéreo ao fogo com o uso de água e espuma.

Em cada viagem, o avião tem capacidade para levar até 2 mil litros de água, que podem estar misturados com produtos capazes de apagar o fogo de forma rápida e eficiente.

Ivan Lopes
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/02/jundiai-ja-pode-contar-com-aviao-para-combater-grandes-incendios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original