Jardim Botânico ganha nova feira orgânica aos sábados

Publicada em 02/09/2015 às 12:38

A Feira de Orgânicos, realizada nas manhãs de domingo pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo na esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre, abre uma nova edição aos sábados, a partir do dia 12, em uma parceria com o Jardim Botânico, vinculado à Secretaria de Serviços Públicos. Com a novidade, os moradores ou visitantes de Jundiaí vão contar com mais opções de acesso a esse segmento.

“É uma iniciativa que busca fortalecer a distribuição e incentivar a produção desse tipo de produto, hoje ainda restrito a mercados específicos. Além de ser um dia a mais, acontece nessa parceria com um espaço de caminhadas e de valorização do verde, no contexto do incentivo a uma vida saudável. E segue a orientação de sustentabilidade do prefeito Pedro Bigardi“, explica o secretário Marcos Brunholi.

LEIA TAMBÉM
Confira o calendário de setembro do Pesca Econômica
Conservação de objetos antigos é foco para rotas turísticas
‘Johnny Groove’ e ‘Vozes do Rock’ vão agitar a ‘Sexta no Centro’ no dia 11
Jardim Botânico sobe no enquadramento de Ministério do Meio Ambiente

Feira orgânica agora aos sábados e domingos

Feira orgânica agora aos sábados e domingos

A agricultura orgânica é aquela que usa apenas técnicas biológicas e não faz uso de agrotóxicos.

O valor da agrodiversidade se integra ao da biodiversidade no Botânico

O valor da agrodiversidade se integra ao da biodiversidade no Botânico

Com uma variedade de alternativas, a feira apresenta produtos frescos e sazonais (de acordo com a época do ano) de temperos como alfavaca, frutas como a laranja caipira ou verduras como coentro ou couve manteiga, passando esporadicamente por produtos como mel e outros.

A nova edição da Feira Orgânica vai funcionar aos sábados, das 8h às 12h.

O endereço do Botânico é avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.400, Ponte de Campinas (confluência com rodovia Geraldo Dias). Aos domingos, a feira continua na praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci, na esquina das avenidas Nove de Julho e Prefeito Luiz Latorre, nessa mesma região da cidade.

Botânico
O evento valoriza diversos avanços na cidade e o Jardim Botânico reúne parte dos esforços de conservação da biodiversidade local e regional (que na Prefeitura de Jundiaí envolve setores da Secretaria de Educação, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, da Guarda Municipal e outros, além das secretarias envolvidas).

Orgânica
No caso da Feira Orgânica, criada em 2013 em paralelo com a criação de um grupo específico de uma organização de controle social chamada Jundiaí Orgânicos, a iniciativa também está ligada com a conservação ambiental, com a saúde e com o consumo consciente direto de produtores com valorização da diversidade de cultivos. O projeto, diferenciado pelas suas características, é parte da rede municipal de abastecimento que conta com 65 pontos espalhados pelos bairros do município.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/02/jardim-botanico-ganha-nova-feira-organica-aos-sabados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original