Experiência de Jundiaí com resíduos sólidos é apresentada na USP

Publicada em 02/09/2015 às 16:03

O tratamento dos resíduos sólidos em Jundiaí e o projeto I-Nopa (Novas Parcerias) foram temas da palestra do secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, nesta quarta-feira (2), no IV Simpósio sobre Resíduos Sólidos do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (Neper) da USP São Carlos.

A sugestão para a participação de Aguinaldo no evento partiu dos alunos da instituição, que estiveram no 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha, em junho deste ano em Jundiaí. Para o secretário, discutir o tema com os estudantes, professores e profissionais da área é gratificante. “É a oportunidade de estreitar relações entre o poder público e academias. Nosso projeto nasceu da parceria da prefeitura com universidades. E ficamos contentes em poder trazer à USP todos os nossos erros e acertos dentro desse processo”, disse ele, destacando a relação com a PUC Rio de Janeiro e Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha.

LEIA TAMBÉM
Projeto alia reciclagem à alimentação saudável
Jardim Botânico ganha nova feira orgânica aos sábados
Remoção de troncos na calçada já pode ser feita pelo ‘destocador’

 Na palestra, secretário falou sobre a experiência de Jundiaí para se adequar à Política Nacional

Na palestra, secretário falou sobre a experiência de Jundiaí para se adequar à Política Nacional

O coordenador do Neper e membro do departamento de hidráulica e saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, Valdir Schalch, elogiou o conteúdo levado à Universidade. “Poucos municípios preparam gestores municipais para esse tipo de trabalho. Ter uma equipe que possa discutir e dar continuidade no trabalho de gestão de resíduos é fundamental”, comentou ele, se referindo à palestra de Aguinaldo, na qual ele destacou que funcionários de carreira estão recebendo treinamento para operar o laboratório instalado no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) e os equipamentos em teste no local.

Valdir lembrou ainda que os alunos da USP gostaram do conteúdo apresentado no Congresso e frisou que os estudantes têm trabalhado temas como compostagem e aproveitamento energético dos resíduos.

 Aguinaldo recebeu um certificado de participação no Simpósio

Aguinaldo recebeu um certificado de participação no Simpósio

Palestra
Durante o evento, Aguinaldo Leite mostrou os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Jundiaí. Também falou sobre capacitação, pesquisa e implementação da leira e do contêiner, equipamentos em fase de testes no Geresol, usados para o tratamento de resíduos orgânicos.

O secretário falou também do trabalho que está sendo feito para que todos os estudos e avanços prossigam nas próximas gestões. “A melhor forma é transferir conhecimento para os servidores. Assim, esse tema torna-se uma política de Estado.”

Ele lembrou ainda que todo o desenvolvimento de Jundiaí relacionado ao tratamento dos resíduos gerou interesse de outros municípios e, com isso, diversas cooperações técnicas surgiram. Entre as cidades estão Votuporanga, Florianópolis, Paulista (PE), Petrolina (PE), Cuenca (Equador), Lüneburg (Alemanha), e outras.

Aguinaldo Leite, que recebeu um certificado pela participação no Simpósio, disponibilizou exemplares do livro “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos – Transferência de experiências entre a Alemanha e o Brasil”, do qual é co-autor, em parceria com Klaus Fricke, Christiane Pereira e Marius Bagnati, para sorteio. Além disso, convidou a todos para que conheçam a estrutura do Geresol, em Jundiaí.

Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/02/experiencia-de-jundiai-com-residuos-solidos-e-apresentada-na-usp/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original