GM orienta moradores sobre prevenção de incêndio na Serra do Japi

Publicada em 01/09/2015 às 16:06

A Divisão Florestal da Guarda Municipal, iniciou, nessa segunda-feira (31), uma campanha de prevenção a incêndios em mata com a distribuição de panfletos informativos para moradores e proprietários de áreas que estão dentro do Território de Gestão da Serra do Japi.

De acordo com responsável da Divisão Florestal, o subcomendante Paulo Vicente Soares, a campanha visa conscientizar as pessoas quanto aos riscos de incêndios na mata. “Sabemos que muitos moradores limpam terrenos e na hora de dispensar o lixo colocam fogo. Isso é muito perigoso, pois com o vento o incêndio acaba se alastrando”, explica Soares.

LEIA TAMBÉM
Ordem oficial do desfile de 7 de Setembro é definida
Segurança põe Jundiaí na vitrine do Brasil e do mundo
Prefeito participa da Marcha para Jesus 2015 na Nove de Julho

Guardas vão orientar e cadastrar moradores

Guardas vão orientar e cadastrar moradores

Segundo Soares, diversos órgãos ambientais da região estão se reunindo semanalmente com o objetivo de compartilhar informações no combate à incêndios no Território de Gestão da Serra do Japi.

“Estamos agendando reuniões neste período de estiagem com representantes das Defesas Civis das cidades de Jundiaí, Cajamar e Cabreúva, GMs de Jundiaí, Cabreúva e Cajamar, CCR AutoBAn, Polícia Rodoviária, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros. Tudo com um só objetivo: cuidar da Serra do Japi”, destaca o subcomandante. O próximo encontro será realizado na sexta-feira (11), às 9h, na sede da Defesa Civil em Jundiaí, que fica na Rua Dino, nº 843.

Campanha
Os panfletos vão ser entregues pessoalmente aos moradores e proprietários, que também vão cadastrados pelos guardas.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o panfleto mostra de forma clara as penalidades previstas caso alguém seja identificado como autor do incêndio. “A lei 9.608 de 12 fevereiro de 1998 diz que se alguém provocar incêndio em mata ou floresta a pena é de 2 a 4 anos e multa. Se o crime for culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano e multa“, diz.

Confira algumas dicas de prevenção que estão contidas no panfleto:

  • Não queime folhas, gravetos e resíduos vegetais amontoados durante a varrição;
  • Não faça fogueira;
  • Faça construção e manutenção de aceiros ao redor da propriedade;
  • Não jogue tocos de cigarros na mata ou às margens de estradas e rodovias.

Luciano Guerino
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/01/gm-orienta-moradores-sobre-prevencao-de-incendio-na-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original