Prefeitura destaca participação social no evento Cidadonos

Publicada em 29/08/2015 às 11:40

A Prefeitura de Jundiaí reforçou nessa sexta-feira (28) o evento de premiação do Cidadonos 2015, concurso de propostas para o município promovido pela organização Voto Consciente em parceria com o Senac Jundiaí e a agência In Pulsa. As doze propostas mais apoiadas pelos participantes foram entregues por cidadãos homenageados no evento.

“Essa iniciativa é uma das mais inovadoras de nossa cidade nos últimos anos. É um poço de ideias, com diversas delas em implantação. Em um momento de crise ética e institucional do país, o que vemos é um aumento da participação em Jundiaí como acontece aqui e em outros casos, como no Plano Diretor Participativo. Isso faz parte do desafio das cidades pequenas e médias que é buscar cidades mais humanizadas”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Ordem oficial do desfile de 7 de Setembro é definida
Segurança põe Jundiaí na vitrine do Brasil e do mundo
Prefeito abre a 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância e a inovação da iniciativa

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância e a inovação da iniciativa

Entre as propostas o ex-superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Rodrigo Mendes Pereira, foi premiado pelo tema do combate à especulação imobiliária com o uso de zonas especiais de interesse social mais distribuídas nos bairros, evitando a expulsão de moradores mais pobres para lugares distantes. “Não podemos continuar privilegiando apenas os 20% mais ricos, é preciso justiça urbana também”, destacou.

O diretor de Cultura, Jean Camoleze, também foi premiado com sua proposta de Corredor Cultural da rua Barão de Jundiaí, que dialogou com o movimento pelo reconhecimento de territórios criativos na cidade. Em sua intervenção, lembrou da perda recente de familiares para destacar a crença na participação social e na cultura como meios de qualidade de vida.

Mais destaques
A Rede de Defesa da Criança e do Adolescente (Redeca) foi outra premiada com a proposta de expandir o serviço de apoio a estudantes com deficiência de aprendizagem que existe na rede de ensino da Prefeitura mas que não atinge a demanda acima de 11 anos de idade, quando passam para a rede estadual.

A cidadã Carmem Lúcia da Silva foi premiada pela proposta da justiça restaurativa na solução de conflitos, enquanto Giane Barbosa recebeu o prêmio pelos apoios à sua proposta de implementação de compostagem em todas as escolas municipais.

Uma fusão de propostas do grupo de adolescentes “Situ da Depressão” e do ativista Henrique Parra Parra Filho colocou a necessidade futura de um novo Terminal Central e de faixas exclusivas para ônibus entre os premiados. Outra proposta nesse tema, da estudante Marina Casemiro, conquistou apoios na ideia de usar cores diferentes para ônibus de acordo com a região da cidade.

O núcleo regional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) foi premiado pela proposta de retomada da criação do Centro de Estudos Urbanísticos previsto desde 2004 na legislação municipal. E o cidadão Liso Pride foi premiado pelos apoios recebidos para a proposta de descentralização de pistas de skate nos bairros.

O estudante Felipe Cereser foi premiado pelos apoios para a proposta de uso de fiação subterrânea na cidade enquanto a estudante Eliana Durante também recebeu o prêmio pelos apoios à proposta de testes de faixas de pedestres em formato de “X” em alguns cruzamentos onde for possível.

Uma premiação na área de participação social foi feita para a Rede Social Jundiaí, iniciativa de fomento de redes territoriais do próprio Senac. “Essa experiência nos levou a sair dos nossos muros para conhecer realidades locais diferentes”, afirmou a gerente Cláudia Itano.

Convergências
Ao lado de novas e boas ideias, muitas aspirações das propostas premiadas do concurso online (que contabiliza 19.494 apoios em suas três edições e mais de 188 propostas apenas neste ano) coincidem com projetos públicos em andamento na Prefeitura de Jundiaí. Além do Plano Diretor para diversos temas, novas formas de reforço do Terminal Central estão pensadas no âmbito do BRT e de reforço ao pedestre são estudadas com o Urbanismo Caminhável. O caso dos estudos urbanísticos conta com um embrião no núcleo de projetos urbanos criado na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a participação social tem tido abertura como no segundo dia da Conferência da Mulher, que ocorreu no mesmo dia do evento. Mas a mobilização de ideias da comunidade é essencial, destacou Bigardi.

Homenageados
A entrega dos prêmios foi feita por homenageados pelo evento como a gestora de terceiro setor Verci Andrêo Bútalo, o ator e pedagogo Carlos Pasqualin, a coordenadora de pastorais Maria Rosângela Moretti, o advogado Douglas Mondo, a defensora pública Patrícia Imperato, o arquiteto Roberto Franco Bueno, a agente social Nilma Caldeira, o cardiologista Antonio Mendes Pereira, o ativista comunitário Joâo Osny, a assistente social Ana Maria Carrara Quaggio, a agente de desenvolvimento local Elaine Rusnak e a pedagoga Elaine Cristina Cavalcanti.

O evento contou com representantes de diversos setores e instituições da cidade como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação de Profissionais e Empresas do Setor Imobiliário (Proempi) e a Câmara Municipal, pelo vereador Paulo Malerba.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/29/prefeitura-destaca-participacao-social-no-evento-cidadonos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original