Santa Clara manifesta interesse em rota turística

Publicada em 28/08/2015 às 17:41

As primeiras rotas turísticas que estão sendo implementadas em Jundiaí, que são a Rota da Uva e a Rota da Terra Nova, provocaram nesta sexta-feira (28) um encontro da equipe do setor da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo com representantes da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caaguaçu e Paiol Velho (SAB Santa Clara). Na reunião, solicitada pela entidade, foram abordados temas relativas a uma potencial rota nessa região.

CONFIRA O SITE DO TURISMO

O ponto mais complexo, nesse caso, é o fato de esses bairros rurais estarem dentro da área da Serra do Japi, tombada como monumento natural em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). E, no âmbito municipal, da lei de gestão desse território. Um dos motivos de cuidados extras é a alta densidade de animais silvestres da biodiversidade da serra.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí sedia encontro pela defesa da Serra do Japi
Rota Turística da Terra Nova recebe passeio turístico
‘Operação Japi’ volta a orientar visitas realizadas na Serra
Rota Turística da Uva avança com capacitação nesta segunda (31)

A diretora de Turismo, Marcela Moro, explicou o projeto das rotas turísticas

A diretora de Turismo, Marcela Moro, explicou o projeto das rotas turísticas

Entre os potenciais elementos para o estudo, a SAB Santa Clara apontou sítios de visitação ou de cultivo, antigas adegas, alambiques e capelas, pontos para estudo de trilhas monitoradas e outros. Um levantamento mais detalhado desse potencial será preparado pela entidade, representada no encontro por Ione Candiotto, Hannah Traldi e José Christino Neto.

A diretora de Turismo, Marcela Moro, e a assessora Edileine Leone mostraram que o projeto das rotas turísticas faz parte das ações da política municipal do setor, implantada pelo secretário Marcos Brunholi e pelo prefeito Pedro Bigardi. “As rotas geralmente organizam circuitos já existentes”, comentaram. Além da Rota da Uva, na região do Caxambu, e da Rota da Terra Nova, os planos incluem as regiões do Traviú e do Centro Histórico.

Todos concordaram que o caso da Serra do Japi é diferenciado e exige o envolvimento de setores ligados ao meio ambiente. Apesar da pressão urbana visível em todos os seus limites (como nas regiões da Ermida, da Malota e da Vila Comercial), a área da Santa Clara é uma das mais visadas por visitantes de bicicleta ou cavalo (vistos como positivos pelos moradores) e jipes ou motos (vistos como negativos) no período de verão, exigindo operações especiais de fiscalização dos órgãos da Prefeitura e do Estado.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/28/serra-do-japi-manifesta-interesse-em-rota-turistica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original