Segurança põe Jundiaí na vitrine do Brasil e do mundo

Publicada em 28/08/2015 às 18:22

Na mesma semana em que Jundiaí foi apontada por uma publicação inglesa como cidade ideal para receber investimentos estrangeiros, fruto de seu grau de segurança e qualidade de vida, os números apresentados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que o índice de criminalidade está em queda.

As boas notícias da semana começaram com a divulgação do ranking FDI Magazine’s American Cities of the Future 2015-2016, publicação especializada em investimentos internacionais do grupo britânico The Financial Times, como um dos municípios das Américas mais promissores para receber investimentos.

CONFIRA A PUBLICAÇÃO EM INGLÊS

LEIA TAMBÉM
Conselho de Segurança e Cidadania toma posse
Desfile da Independência define ordem de apresentações
Jundiaí está entre as melhores da América para investimento

Prefeito Pedro Bigardi visita central de monitoramento da GM, referência para todo o País

Prefeito Pedro Bigardi visita central de monitoramento da GM, referência para todo o País

O estudo fez um raio X de 421 cidades das Américas do Norte, Central e do Sul e o resultado foi Jundiaí no “Top 10” entre 77 municípios de médio porte (de 350 mil a 500 mil habitantes) na categoria potencial econômico.

Um dos pontos da pesquisa com estudo aprofundado é a questão da segurança e, nesta área, o município está em alta. Graças à política de segurança pública adotada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), a cidade apresenta números positivos no balanço divulgado na terça-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O prefeito Pedro Bigardi comenta que a segurança é uma das prioridades de seu governo. “A integração entre todas as forças de segurança por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e o ótimo contato que tenho com as polícias Civil e Militar é um dos pontos fortes de nosso trabalho para fazer de Jundiaí uma referência em segurança do Estado e do País”, comenta Bigardi.

“Outra frente para este resultado satisfatório é a infraestrutura que implantamos para transformar a Guarda Municipal ainda mais qualificada e eficiente. Investimos no aumento do efetivo e em equipamentos, como rádios digitais e viaturas. São elementos importantes para este processo de uma Jundiaí muito mais segura”, comenta.

Os números divulgados pela SSP mostram retrocesso da criminalidade em categorias consideradas essenciais pela sociedade. Os furtos de veículos, por exemplo, sofreram queda de 33,24% se comparados aos primeiros setes meses de 2014. Entre janeiro e julho do ano passado foram furtados 996 veículos em Jundiaí, contra 665 no mesmo período de 2015.

Outra categoria de crime com queda acentuada em Jundiaí é a roubo de veículos, com percentual de 20,5%. De acordo com o balanço da SSP, a cidade teve 536 carros roubados em setes meses de 2014, contra os 426 deste ano. Furtos de uma geral também caíram se comparados entre o período de janeiro e julho de 2014 a 2015: foram 3.246 no ano passado contra 2.782 este ano. Roubos gerais tiveram o mesmo percentual.

O moderno sistema de monitoramento por câmeras, a criação do banco digital de dados sobre a criminalidade e o trabalho do serviço de inteligência da Guarda Municipal, que atua aliado ao das principais forças de segurança, são apontados como instrumentos fundamentais para que Jundiaí atingisse o patamar positivo nas estatísticas estaduais.

“Esta integração entre todas as forças de segurança e administração pública por meio do GGIM e secretarias surte o efeito esperado e estes números comprovam a seriedade com que tratamos a questão. A participação da população pelo canal aberto que se transformou o Conselho de Segurança Pública e Cidadania também é fundamental”, ressalta o coordenador do GGIM, José Carlos Pires.

Os números de homicídios dolosos (com a intenção de matar) também despencaram na comparação feita no período de sete meses no biênio 2014 e 2015. A queda foi de 40,9%, de 22 para 13 casos. O percentual de tentativas de homicídios também caiu: de 29 em 2014 para 16 registros este ano, o que significa decréscimo de 44,8%.

Ivan Lopes
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/28/seguranca-integrada-poe-jundiai-na-vitrine-do-brasil-e-do-mundo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original