Reforma de casarão da PM no Centro vai avançar em setembro

Publicada em 28/08/2015 às 15:19

A reforma do casarão que abrigará a 1ª Cia do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), na Praça dos Andradas, no Centro de Jundiaí, entra, na primeira quinzena de setembro, na fase mais aguda. O projeto ainda prevê a revitalização da praça.

A execução da obra é contrapartida com a empresa TZH Empreendimentos e Participações Ltda. dentro do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

LEIA TAMBÉM
Segurança põe Jundiaí na vitrine do Brasil e do mundo
Jundiaí está entre as melhores da América para investimento

José Carlos Pires, do GGIM, visita obra do casarão acompanhado pela arquiteta Mayla Aragão

José Carlos Pires, do GGIM, visita obra do casarão acompanhado pela arquiteta Mayla Aragão

Desde que a reforma foi anunciada, no final de junho, o casarão já passou por limpeza geral e o trabalho de adequação para a instalação dos sistemas hidráulico e elétrico está na etapa de conclusão.

“É uma obra que exige cuidados porque o prédio faz parte do inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC) e está em processo de tombamento pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac)”, lembra o coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, que visitou a obra nesta quinta-feira (27), acompanhado da arquiteta Mayla dos Santos Aragão.

Desenvolvido pela Secretaria de Obras e aprovado pelo Compac, o projeto será adaptado para atender as necessidades da Polícia Militar sem alterar características originais do edifício. Na área interna os ambientes serão reformados para receber vestiários, masculino e feminino, alojamentos, refeitório, copa e sala de descanso para policiais militares.

O pavimento posterior será destinado ao expediente diário, terá a sala do subcomando e sala de aula. A parte externa do prédio será pintada, sem alteração das fachadas, enquanto que a revitalização e paisagismo da praça serão feitos pela Secretaria de Serviços Públicos.

“A intenção do prefeito Pedro Bigardi é garantir a segurança para quem passa pelo Centro e aos comerciantes dos arredores. E a vinda da Cia da PM será essencial para que isso aconteça. A revitalização da área central e torná-la segura é um avanço, um passo à modernidade”, exalta Pires.

Ivan Lopes
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/28/reforma-de-casarao-da-pm-no-centro-vai-avancar-em-setembro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original