Secretaria de Saúde investe no atendimento ao cidadão

Publicada em 27/08/2015 às 17:31

A Secretaria de Saúde está ampliando e modernizando o serviço de atendimento aos munícipes para recebimento de reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões. O serviço Fale Saúde está sendo substituído pela Ouvidoria SUS, um canal de comunicação mais moderno e informatizado, que deve melhorar e agilizar o tempo de resposta ao cidadão.

O novo canal está sendo estruturado de acordo com o sistema nacional de ouvidoria do Ministério da Saúde, que prevê a prestação desse serviço por meio de carta, internet, telefone e atendimento presencial. Para isso, o departamento ganhou mais funcionários e um espaço físico maior, no térreo do Paço Municipal.

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Gerentes e coordenadores da rede municipal participaram de capacitação

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Além de ser um canal de comunicação entre a Secretaria de Saúde e o cidadão, a Ouvidoria também será ferramenta de gestão e estratégia, além de um meio para a população participar da gestão da saúde. “O sistema permite a formulação de relatórios, que vão nos orientar na construção de ações e investimentos dos serviços de saúde”, destacou o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin. “Além disso, o sistema tem integração em nível nacional.”

Luis Carlos Pereira da Silva falou sobre importância da Ouvidoria

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Segundo Casarin, a expectativa é que, com o novo sistema, a Secretaria consiga dar 100% de retorno ao cidadão, e de forma mais rápida. “Como o sistema estará ligado com toda a rede, as demandas vão direto à unidade responsável, o que agiliza a resposta.”

Nesta quinta-feira (27), os gerentes de unidades de saúde e coordenadores de serviços da rede municipal participaram de um treinamento para implementação do novo serviço, com o coordenador de Descentralização da Secretaria de Estado da Saúde, Luis Carlos Pereira da Silva.

“O sistema informatizado Ouvidor SUS vai agilizar e dinamizar os encaminhamentos e respostas ao cidadão. Além de padronizar os relatórios gerenciais”, disse o coordenador. Luis Carlos mostrou para a equipe de Saúde de Jundiaí como funciona o sistema e falou sobre a importância e a necessidade da ouvidoria.

A Ouvidoria SUS de Jundiaí terá o nível 1, o mais alto de integração do sistema. No Estado de São Paulo, apenas 42 cidades estão nesse nível. E na regional de saúde (DR7 Campinas), é a quarta cidade a implementar a ouvidoria nesse nível.

A Ouvidoria SUS atende nos telefones 4589-8727 e 4589-8406, pelo e-mail: ouvidoriasus@jundiai.sp.gov.br, ou ainda pessoalmente, no térreo do Paço Municipal.

Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/27/secretaria-de-saude-investe-no-atendimento-ao-cidadao/

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