Projeto alia reciclagem à alimentação saudável

Publicada em 12/08/2015 às 16:58

Separar recicláveis de outros materiais gerados no dia a dia virou rotina na casa da aposentada Apolônia de Jesus Sousa, moradora da Vila Ana. O motivo? O programa Delícia de Reciclagem, promovido pela Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), da Secretaria de Serviços Públicos.

Com a iniciativa, Apolônia e todos os vizinhos contam, uma vez por semana, com a oportunidade de trocar os recicláveis acumulados por verduras e legumes fresquinhos. “É um programa muito legal, que proporciona economia para todos.” Segundo ela, a refeição dentro de casa fica mais completa. “Além de incentivar a reciclagem, a ideia mostra para todos como é importante consumir verduras no dia a dia.”

Assim como ela, Edinalva de Carvalho não perde a oportunidade de fazer a troca. “Além de receber um alimento fresco, não acumulo recicláveis em casa. É um trabalho muito legal.”

LEIA TAMBÉM
Em visita, prefeito confere diversificação da Unidam
População ‘abraça’ o novo Parque do Jardim do Lago

Moradores fazem fila para realizar a troca em diversos bairros da cidade

Moradores fazem fila para realizar a troca em diversos bairros da cidade

Também moradora da Vila Ana, Theresa dos Santos Arruda conta que está participando do programa pela segunda vez. “Pretendo voltar sempre. Isso ajuda as famílias do bairro tanto na limpeza quanto na qualidade da refeição.”

Independentemente da quantia acumulada, os moradores recebem em média dois pés e meio de verdura ou legumes. A programação atende a bairros em região de submoradias da cidade, como Vila Ana, Jardim São Camilo, Jardim Sorocabana, Parque Nova República (Vila Nambi), Santa Gertrudes, Baixada Paranaense, Jardim Fepasa e Núcleo Centenário.

Conscientização
De acordo com a engenheira agrônoma e diretora da Unidam, Ana Terezinha Maranha Peche, a ideia não é apenas dar o alimento, mas sim conscientizar a comunidade sobre a participação na gestão ambiental. “Conversamos com a população sobre os problemas gerados por resíduos sólidos difusos descartados de maneira incorreta. Entre eles, entupimento de galerias de águas pluviais e poluição de corpos d’água”, esclarece.

Verduras e legumes fresquinhos vêm da horta da Unidam

Verduras e legumes fresquinhos vêm da horta da Unidam

Ela conta que em alguns bairros, por conta das vielas, o caminhão do Armazém da Natureza não consegue entrar para recolher os resíduos e, com o Delícia de Reciclagem, o material tem destino certo: o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). São de 300 a 400 quilos recolhidos pelo programa, por semana. Também semanalmente, são distribuídos mais de 2.500 pés de verdura.

O tipo varia de acordo com a época. Entre o que é distribuído estão alfalce, cenoura, brócolis, rúcula, almeirão, chicória, entre outros. Tudo produzido sem defensivos agrícolas, na própria Unidam.

Programação
Às segundas-feiras, às 10h, o programa atende moradores do Jardim Sorocabana, na rua Um (Centro Comunitário), e na rua Dois, 227, no Parque Nova República, Vila Nambi, às 14h.

Terça-Feira a entrega é a partir das 10h, no Santa Gertrudes, e passa pelas ruas Padre Norberto Mojola, 40, e Ricardo César Fávaro.

Quarta-feira o trabalho é feito em duas etapas. Às 10h na antiga rua Dois, no Centro Comunitário da Baixada Paranaense; e a partir das 14h os moradores da Vila Ana são atendidos nas ruas Jader Ribeiro Silva, Doutor Paulo Moutran e Paulo Gonçalves de Sá (Jardim Anhanguera).

Na quinta-feira, a partir das 10h, o projeto passa pelo Centro Comunitário do Jardim Fepasa, na rua Sebastião de Oliveira Queiros, 345. Também na quinta é atendido o Núcleo Centenário, a partir das 14h.

Para encerrar, na sexta-feira, às 10h, o Jardim São Camilo é atendido. As trocas são feitas na rua Idalina Gonçalves Dias, 555, Projeto Crescer.

Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/12/projeto-alia-reciclagem-a-alimentacao-saudavel/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original