Semana do Bebê: atividades movimentam os bairros

Publicada em 04/08/2015 às 17:56

A dona de casa Rosa Fernandes não perdeu a oportunidade de aprender algo novo para ensinar às duas filhas, que também já são mães, assistindo à palestra “Amamentação e Introdução à Alimentação” e ouvindo a contação de história “A patinha feia”, no evento desta terça-feira (4), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Jardim Tamoio.

As atividades fazem parte da programação da 4ª Semana Regional e 1ª Semana Municipal do Bebê, que integra o Programa Primeiríssima Infância, em Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Vacinação contra pólio começa no sábado (15)
Semana do Bebê: filme inédito reúne mais de 100 pessoas

A contação de história fez a alegria da criançada da Emeb Antônio Brunholi Neto

A contação de história fez a alegria da criançada da Emeb Antônio Brunholi Neto

A tarde começou com a palestra da enfermeira Christiane Maria Kudo de Haro, da UBS Tamoio, para mães e gestantes, sobre alimentação e cuidados com crianças menores de 2 anos. Entre as dicas, a enfermeira deu exemplos de alimentos saudáveis para bebês a partir de seis meses e também destacou a importância do leite materno.

Christiane, além de orientar, também tirou dúvidas e deu informações importantes. “Esta é uma oportunidade de aprendizado. É um momento de multiplicação de informação, porque no dia a dia, nas consultas médicas, não temos todo esse tempo de atenção para trazer conhecimento às mamães”, ressaltou a enfermeira.

Em seguida, a história da “Patinha Feia” fez a alegria da criançada da Emeb Antônio Brunholi Neto, que aguardava a atividade com ansiedade.

“Este é um momento de fortalecer vínculos entre as crianças e os pais. A história da patinha deixa evidente isso. Mostra que, quando estamos com alguém que amamos, tudo se torna bonito”, afirmou a atriz e contadora de histórias, Lisete Pecoraro.

As mães que assistiram à palestra também permaneceram no Cras e ouviram a contação de história e puderam receber o conselho do quanto é bom contar histórias para seus filhos. “Tudo que aprendi hoje vou ensinar para minhas filhas. A gente sempre aprende algo novo nesses encontros”, disse Rosa.

Mais atividades
Foram realizadas nesta terça-feira (4) atividades em diversos bairros da cidade. No Novo Horizonte, pela manhã, a atividade foi em parceria entre a unidade de saúde e a Emeb Maria Aparecida Silva Congiglio. As crianças da creche participaram de uma palestra sobre saúde bucal com a dentista Tatiana Losovoi, e de oficina de papinha, com as nutricionistas Maria Helena e Juliana.

Na unidade Estratégia e Saúde da Família da Vila Ana, as pacientes mamães e gestantes participaram da roda de conversa com o psicanalista Cássio Netto sobre aspectos emocionais da infância e consequências dos traumas infantis para a vida adulta.

No São Camilo, mães e gestantes também participaram de atividade

No São Camilo, mães e gestantes também participaram de atividade

No São Camilo, a programação da terça-feira (4) contou, pela manhã, com uma oficina de fotografia com o psicólogo Luiz Guilherme Camargo, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro. No período da tarde, as atividades foram na unidade de saúde. Mães e filhos participaram de atividades lúdicas com as agentes comunitárias e da contação de histórias, com a pedagoga Roseli Elizabeth Tizarro.

Na UBS Vila Rami, pela manhã, pais e filhos participaram de uma oficina de brincadeira com a terapeuta ocupacional Elisa Cristina e o educador físico Luciano Genari. À tarde, foi realizada uma roda de conversa sobre vínculo entre pais e bebê, com a psicóloga Paula Fernanda Meira.

A UBS Maringá promoveu pela manhã orientação de saúde bucal para as crianças. No período da tarde, a atividade foi na Emeb Lucírio Valli, com circuito de brincadeiras na escola.

Já a UBS Eloy Chaves e a Emeb Abighail Alves Feu Borin promoveram palestra e orientação com a pediatra Rita Felix, que abordou o tema “Mãe trabalhadora que amamenta”.

As atividades prosseguem até sábado (8) em diversos bairros da cidade. Confira a programação completa no site da Semana do Bebê 2015.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/04/semana-do-bebe-atividades-movimentam-os-bairros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original