Ronda Escolar retoma trabalho após férias escolares

Publicada em 04/08/2015 às 18:44
Curso de capacitação ministrado pela Guarda Municipal

Curso de capacitação ministrado pela Guarda Municipal

Guardas municipais da Divisão Ronda Escolar retomaram o trabalho de proteção aos alunos das redes municipal, estadual e particular depois da conclusão do curso de capacitação anual. O segundo semestre do ano letivo teve início nessa segunda-feira (3).

O subinspetor da Guarda Municipal e responsável pelo Grupamento de Ronda Escolar, Cássio Nicola, destaca que atividade de dez dias, com 80 horas/aula, foi inovadora e cumpriu todas as recomendações exigidas pelo Ministério da Justiça.

“Para este semestre priorizamos o tema Guarda Municipal e Proteção Escolar e trouxemos representantes de entidades que trabalham em benefício dos direitos da criança e adolescente. Nossa filosofia de trabalho é mediar conflitos”, destaca Nicola.

LEIA TAMBÉM
Prefeito renova convênio com Corpo de Bombeiros
População pode fazer B.O. digital no site da Prefeitura

De acordo com o subinspetor, a GM hoje mostra eficiência na prevenção e combate da violência no entorno da escola. “Nossa filosofia de ação visa à prevenção e não à repressão e, assim, diminuímos o número de ocorrências, além de conseguirmos passar essa imagem à sociedade. Procuramos resolver eventuais problemas no local na presença de pais e diretores das instituições sem que seja necessário levar a ocorrência para as delegacias. Isso só acontece num caso extremo”, conta o GM.

A Divisão Ronda Escolar da Guarda Municipal conta com um efetivo de 24 homens, que são divididos em equipes e fazem rondas ostensiva em 110 escolas municipais, 36 estaduais, duas Escolas técnicas do Estado de São Paulo (Etecs), uma Faculdade de Tecnologia (Fatec), além de cerca de 110 escolas da rede particular, mais Sesi, Senac e Senai. O número de alunos assistidos chega perto de 80 mil.

“Parece muito, mas conseguimos implementar um plano de ação capaz de rápida intervenção nos três períodos de aula. É claro que contamos com a integração de todas as divisões da GM. Por exemplo, a Divisão Florestal contribui para a solução de um problema caso ocorra em uma escola nos arredores da Serra do Japi. Este sistema também inclui o apoio de motocicletas, Canil, entre outras divisões”, conta.

A Ronda Escolar trabalha diariamente das 6h30 às 23h30 e prioriza o deslocamento do aluno de sua casa à escola e também o retorno seguro ao término do período de aula. O intervalo também é monitorado, com atenção especial para o deslocamento noturno.

No curso encerrado nessa sexta-feira (31), além dos 24 oficiais da Ronda Escolar, participaram oito GMs de outras divisões, além de cinco guardas municipais de Caieiras que optaram por fazer a qualificação em Jundiaí. “Hoje, nosso curso é referência não só para a região como para o Estado. Isso graças à filosofia de um sistema de ação diferenciado e um trabalho com o setor de inteligência, onde mapeamos os pontos mais críticos para aumentar a atuação“, conta.

Além de docentes formados na própria GM, participaram das aulas representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente (Cedca-SP), além da Fundação Casa, Conselho Tutelar.

O subinspetor Cássio Nicola também destaca a importância da participação da população e responsáveis pela direção das escolas no intuito de comunicar a GM o mais rápido possível ao observarem uma situação anormal dentro e nos arredores das escolas. “Nosso telefone, o 153 está com as linhas abertas para as denúncias. Nossa missão é, acima de tudo, manter a segurança de alunos, professores e funcionários das escolas”, diz Nicola.

GMs da Ronda Escolar já na ruas para dar segurança aos alunos

GMs da Ronda Escolar já na ruas para dar segurança aos alunos

Ivan Lopes
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/04/ronda-escolar-retoma-trabalho-apos-ferias-escolares/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original