Jovens reforçam espaço público com ato de solidariedade civil

Publicada em 03/08/2015 às 15:54

Em uma semana marcada por diversas ocupações do Largo da Matriz por crianças e adolescentes de escolas municipais em atividades do projeto Urbanismo Caminhável, a sexta-feira (31) ganhou o reforço espontâneo de uma mobilização de jovens artistas e estudantes universitários que realizaram, na praça Governador Pedro de Toledo, um evento chamado “Mim Jundiahy, Acorde o Índio Dentro de Você”. A ideia era remeter às origens da cidade no século 17 para reunir manifestações contra as ameaças aos povos indígenas atuais, ao machismo, à redução da maioridade penal e outras causas cívicas.

LEIA TAMBÉM
Praça Rui Barbosa revela muita vida e histórias
Técnicos discutem instrumentos de caminhabilidade
Crianças redescobrem um ‘centro histórico caminhável’
Jundiaí Feito à Mão estreia o ‘Especial Centro’ em agosto
Marcenaria urbana ‘devolve’ espaço público a moradores

O Largo da Matriz mostra uma retomada do espaço público - e redução da velocidade dos pedestres

O Largo da Matriz mostra uma retomada do espaço público – e redução da velocidade dos pedestres

A iniciativa reforçou uma tendência de retomada dos espaços públicos que, ainda no sábado (1º), ganhou o reforço do evento de abertura da Semana de Aleitamento Materno com bandas de rock e serviços de saúde para a população na mesma praça e ainda as barracas de alimentação da Festa da Padroeira, na praça Marechal Floriano Peixoto (também no Largo da Matriz).

“A cidade é para as pessoas e, vista na escala humana, é um objetivo muito importante para a qualidade de vida. Isso tem sido enfatizado pelo prefeito Pedro Bigardi não apenas no Plano de Reabilitação do Centro, mas também nas iniciativas em todos os bairros”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

A manifestação "Mim Jundiahy" reuniu diversas causas sociais na praça

A manifestação “Mim Jundiahy” reuniu diversas causas sociais na praça

Organizado de maneira totalmente independente, o ato, que reuniu universitários que estudam em Jundiaí ou também em São Paulo e Campinas, além de artistas, foi organizado de forma coletiva pelo movimento chamado Geração Viraliza. Trata-se de um núcleo que divulga seu objetivo como de “incentivar o pensamento crítico e promover atividades de trocas culturais entre os jovens” usando as ferramentas da comunicação em rede e o trabalho cooperativo e questionando inclusive a educação em seu formato convencional. De acordo com Willian Sanches Grilo, o apoio da Casa Colaborativa ocorreu como espaço de articulação.

O Largo da Matriz recebe neste mês diversos outros eventos, como a Sexta no Centro, organizada pela Secretaria de Cultura e pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo no dia 14 e a histórica procissão católica do Dia da Padroeira, no dia 15, além de novas atividades do projeto Urbanismo Caminhável que estão sendo confirmadas nesta semana. Outros pontos do Centro Histórico também ganham movimentações ao longo do mês.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/03/jovens-reforcam-espaco-publico-com-ato-de-solidariedade-civil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original