Cobema estimula adoção responsável no Estimacão

Publicada em 02/08/2015 às 14:40

Cães das mais variadas raças, cores e tamanhos tomaram conta do Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva) na manhã deste domingo (2), na feira Estimacão, um dos maiores eventos voltados a animais de estimação de Jundiaí, realizado pela TV Tem com o apoio da Prefeitura de Jundiaí. A Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema), vinculada à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, marcou presença com feira de adoção de cachorros e palestras sobre posse responsável.

VISITE A PÁGINA DA COBEMA

O prefeito Pedro Bigardi e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, participaram do evento como jurados do concurso de cães e visitaram o estande da Cobema. “É um evento grandioso, que atrai muita gente, inclusive de outras cidades, que vem com seus animais de estimação e lota o Parque da Uva, resultando nesta grande confraternização. Esta parceria com a Prefeitura mostra o trabalho da Cobema, que passou por uma reestruturação, e é importante que as pessoas saibam, principalmente àquelas que têm animais, que a cidade conta com uma estrutura de qualidade para servir a população”, destacou Bigardi.

LEIA TAMBÉM
‘Feira da Amizade’ abre inscrições para artistas

Reunião mostra avanços e investimentos na Cobema
Cobema reabre mutirões de castração no dia 8 de agosto

Feira de adoção promovida pela Cobema foi um dos destaques do evento

Feira de adoção promovida pela Cobema foi um dos destaques do evento

Segundo a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, a Cobema participa desde a primeira edição do Estimacão com a proposta de dar suporte ao evento e divulgar o trabalho feito na cidade em relação ao bem-estar animal. “A ideia é ter este contato com a população, explicando a importância da castração, da adoção e posse responsável e divulgar os serviços prestados pela Cobema.”

Adoção
A Cobema levou para o Estimacão 24 cães para adoção, todos castrados, vacinados e microchipados. Entre eles, o simpático ‘Pirata’, um vira-lata de 10 meses abandonado ainda filhote na Cobema, que em breve vai para seu novo lar. O casal de empresários Mariana Iene, 26 anos, e Caio Domingos, 25, se encantaram pelo vira-lata e decidiram adotá-lo. “Viemos ao evento com o intuito de adotar e gostamos muito do Pirata, será nosso primeiro cachorro”, disse Mariana.

No sistema de adoção consciente adotado pela Cobema, a pessoa não leva o animal para casa de imediato. “Ela passa por uma entrevista, preenche a ficha de pré-adoção e aguarda a visita de um funcionário da Cobema para orientar adequações se forem necessárias. Após isso, o animal é liberado”, explicou o médico veterinário Jonathann França Ribeiro.

Apesar da expectativa de levar ‘Pirata’ para casa, Mariana e Caio elogiaram a iniciativa da instituição. “É um trabalho ótimo, pois adotar um cachorro é como adotar uma criança, há uma preocupação com os cuidados e adaptação. A adoção é um gesto de amor, de responsabilidade e cuidado, não importa a raça”, frisou Mariana.

Bigardi, Margarete e Daniela em visita ao estande da Cobema no Estimacão

Bigardi, Margarete e Daniela em visita ao estande da Cobema no Estimacão

Investimentos
No estande montado pela Prefeitura no evento, as pessoas conheceram o trabalho feito pelo Cobema, que passou por uma grande reestruturação na administração do prefeito Pedro Bigardi.

Na atual sede foram construídos dois canis coletivos, cobertura para animais idosos, espaço de socialização animal, novo cercado de área externa para acomodação, pinturas externa e interna e adequação de espaços administrativos e de recepção ao público. O monitoramento ganhou um sistema com quatro câmeras de segurança.

No atendimento de casos de baixa e média complexidade, foi adquirido um “vet contêiner” como um projeto piloto de unidade de saúde animal. Também foram contratados exames veterinários como hemogramas, radiografias, perfis renal e hepático, ultrassom abdominal, ecocardiograma e outros. Entre os equipamentos adquiridos, estão balança eletrônica digital, mobiliário e ar condicionado na clínica geral da unidade. A equipe também foi readequada para quatro veterinários (três deles novos) e mais dois estagiários.

Castração
No próximo sábado (8), a Cobema realiza mutirão de castração na Vila Marlene. Totalmente gratuita, a atividade deve atender 250 animais em lista de espera e também de moradores do próprio bairro que fizerem inscrição previamente. O mutirão será realizado durante todo o dia na EMEB dos Sonhos Anésio de Oliveira.

Viviane Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/02/cobema-estimula-adocao-e-posse-responsavel-no-estimacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original