Defesa Civil pede cuidados com a baixa umidade do ar

Publicada em 31/07/2015 às 15:35

A Defesa Civil de Jundiaí lembra os cuidados que a população deve ter em caso de queda extrema da umidade relativa do ar. Embora os números não sejam alarmantes, assessor municipal Fernando Salvia Mazzei destaca que orientações são importantes.

A umidade relativa do ar em Jundiaí nesta quinta-feira (30) chegou a 29%, o que justificaria estado de atenção. Em casos como este recomenda-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas vegetadas; e consumir muita água.

LEIA TAMBÉM
GM mantém alerta para perigo dos balões
Guarda Municipal faz campanha contra o uso de cerol
Defesa Civil dá apoio à GM em curso na Fazenda Ermida

Umidade relativa do ar em baixa favorece incêndios e traz riscos à saúde

Umidade relativa do ar em baixa favorece incêndios e traz riscos à saúde

A tabela psicrométrica utilizada para a indicação de níveis de umidade relativa do ar mostra que de 20 a 30% é considerado estado de atenção; de 12 a 20% estado de alerta; e abaixo de 12% estado de emergência.

Segundo Mazzei, o período de estiagem atinge o momento de maior preocupação entre os meses de julho, agosto e se prolonga até a chegada da Primavera, em setembro, principalmente no período da tarde. “Passamos junho e julho de maneira satisfatória, sem índices alarmantes graças a uma quantidade razoável de chuva”, comenta.

Mazzei lembra que a situação atual é bem melhor em relação ao período de estiagem do ano passado. “Mas mesmo assim, toda a precaução é importante. Sempre estamos prontos para intervir em situações mais graves.”

Os principais problemas decorrentes da baixa umidade do ar são complicações alérgicas e respiratórias por conta do ressecamento de mucosas; sangramento do nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; além da presença de eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; e aumento do potencial de incêndios em pastagens em florestas.

Incêndios
O clima seco e a baixa umidade relativa do ar favorecem incêndios em áreas ambientais, áreas de pastagem, florestas e campos abertos geral. E esta é uma das preocupações da Defesa Civil de Jundiaí.

“Fazendo um balanço, podemos dizer que o mês de julho foi tranquilo. Foram registrados oito casos de incêndio. O mais intenso no bairro do Poste”, explica Mazzei. O assessor lembrou que a Defesa Civil atua de forma integrada com a Guarda Municipal, responsável por atender ocorrências na Serra do Japi, e Corpo de Bombeiros. Nas proximidades da Serra, a GM atendeu cinco casos de foco.

“Essa integração entre Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros dentro da proposta desenvolvida com a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) faz com que tenhamos maneiras de agir rapidamente em casos de denúncias de incêndio. Contamos com equipamento de ponta, as câmeras de segurança da GM e apoio dos bombeiros.”

Ivan Lopes
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/31/defesa-civil-pede-cuidados-com-a-baixa-umidade-do-ar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original