Oficinas convidam para experiência de transformação urbana

Publicada em 30/07/2015 às 12:16

Oficinas abertas ao público na manhã desta sexta-feira (31), na praça Ruy Barbosa, e na manhã deste sábado (1º), na praça Governador Pedro de Toledo, oferecem a oportunidade de como entender e transformar os espaços públicos que em anos recentes sofreram uma degradação de seus valores para a comunidade. A iniciativa é do projeto Urbanismo Caminhável.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO

A primeira, nesta sexta-feira (31), está marcada das 9h30 às 12h na praça Ruy Barbosa, do antigo Largo do Pelourinho, e chama-se Estudando o Espaço Público, e vai mostrar métodos contemporâneos de urbanismo no exercício de análise do comportamento e da dinâmica das pessoas em espaços públicos.

LEIA TAMBÉM
Centro histórico recebe ‘acupuntura’ de estudantes
Crianças redescobrem um ‘centro histórico caminhável’

Técnicos orientam a oficina de marcenaria aberta a todas as idades

Técnicos orientam a oficina de marcenaria aberta a todas as idades

Para participar, basta comparecer na praça que abriga o centenário Gabinete de Leitura Ruy Barbosa e paradas de ônibus intermunicipais, além de já ter contado com um quartel militar e referências nostálgicas do século 20, como o fliperama Le Coq ou o bar Groovy´s.

Já a segunda atividade, neste sábado (1º), está marcada das 10h às 12h na praça Governador Pedro de Toledo, do antigo Largo da Matriz, onde está sediado o contêiner-oficina do projeto e chama-se Marcenaria Urbana – Calçadões.

Com pranchas de pinus autoclavado e equipamentos como furadeiras, serras e parafusadeiras, a oficina vai produzir mobiliário urbano a exemplo dos bancos e mesas criados em oficinas anteriores e que aumentaram o uso da praça para convivência e não apenas como fluxo. Com foco agora no calçadão.

O projeto Urbanismo Caminhável é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e implementado por um coletivo formado pelo Instituto Mobilidade Verde, Zoom Urbanismo, Escritório Thaísa Froes e Contain (it). Seus custos são uma contrapartida para a cidade de empreendimento privado, no caso da empresa Fatto, dentro do mecanismo de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) implementado na gestão do prefeito Pedro Bigardi. É parte das políticas municipais de reabilitação do Centro Histórico e também de discutir tendências contemporâneas do urbanismo para pessoas em Jundiaí.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/30/oficinas-convidam-a-experiencia-de-transformacao-urbana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original