Servidores são capacitados para operar laboratório no Geresol

Publicada em 27/07/2015 às 16:48

A segunda-feira (27) foi marcada pelo início de um novo passo, repleto de conhecimento, para a equipe da Secretaria de Serviços Públicos. No laboratório do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), um grupo de funcionários da pasta iniciou uma capacitação que promete render bons frutos no tratamento e gestão de resíduos sólidos no município.

Entre os profissionais que acompanham esses alunos, estão o professor da Universidade de Braunschweig, engenheiro civil, especialista em gestão e tecnologia, Kai Munich, e a engenheira e advogada, coordenadora da Universidade e do Instituto Creed no Brasil, Christiane Pereira. Na quarta-feira (29), o grupo vai receber a professora da PUC-Rio de Janeiro, Simone Dealtry. Além de participar do treinamento, ela vai dar suporte técnico aos servidores.

LEIA TAMBÉM
Laboratório do Geresol entra na reta final de montagem

Capacitação já está em andamento e servidores estão em contato com novos conhecimentos

Capacitação já está em andamento e servidores estão em contato com novos conhecimentos

De acordo com Christiane, o investimento no laboratório, realizado pela Universidade, é de 80 mil euros. São cerca de 25 equipamentos, que serão usados para a análise do material tratado na leira e no contêiner, tecnologias alemãs de tratamento aerobio de resíduos em teste no Geresol; além de resíduo bruto, como o Combustível Derivado de Resíduo (CDR); frações orgânicas estabilizadas; biomassa; biogás; entre outros.

Além de aprender a operar e saber do potencial de cada tecnologia, o grupo também está acompanhando a montagem desses equipamentos. “Jundiaí está buscando a melhoria da gestão dos resíduos. A ideia é identificar quais são essas novas tecnologias e adaptá-las à realidade do município”, destacou Christiane.

De acordo com ela, o professor Kai ficou impressionado com as mudanças feitas no Geresol em apenas um ano. “Esse laboratório é top de linha. Na questão das análises de formação de gás em 21 dias a partir de resíduos orgânicos domiciliares, ele é inédito no Brasil.”

Para o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, o município se prepara para conquistar uma nova realidade na questão de tratamento e análise dos resíduos sólidos. Segundo ele, o grande legado é, além de ter uma cidade preparada para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é contar com servidores capacitados para isso.

Na turma em treinamento, há comissionados e concursados. “Isso permite que o tratamento dos resíduos seja uma política de Estado. Independente da questão política, com esses servidores treinados, ela irá se perpetuar e crescer na cidade.”

E a ideia de capacitar os servidores já faz nascer neles um novo olhar sobre o tema. “Nunca tive uma oportunidade assim dentro da Secretaria. Com tanta coisa acontecendo na questão dos resíduos, me senti motivada e voltei a estudar, assim como muitos outros servidores”, comentou a assistente administrativa, Juliana Baldi, que está cursando faculdade de química.

Assim como ela, o engenheiro Marcelo Patrão também está gostando da experiência. “É um projeto pioneiro no Brasil e fazer parte dele é muito importante. É uma grande oportunidade de aprendizado.”

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/27/servidores-sao-capacitados-para-operar-laboratorio-no-geresol/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original