Novas atividades marcam o Urbanismo Caminhável

Publicada em 27/07/2015 às 12:14

Com atividades múltiplas nesta semana, o projeto Urbanismo Caminhável segue com testes de atividades inovadoras para repensar os espaços públicos do centro histórico de Jundiaí e depois sua replicabilidade para os bairros. O trabalho de especialistas, coordenado pela Prefeitura de Jundiaí, não tem custos para o orçamento municipal e representa uma contrapartida do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) implementado na atual gestão. A coordenação é da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

“Os espaços públicos devem ser revalorizados. Esse projeto deve oferecer lições positivas para todos nós”, destaca a secretária Daniela da Camara Sutti.

LEIA TAMBÉM
Coordenadoria de Bem-Estar Animal prepara ações
Parklet do Centro ganha ‘soltura literária’ de escritora
Adensamento urbano pode ser reorientado em Jundiaí

As oficinas mostram que melhorar as condições (como mobiliário) estimula o convívio das pessoas

As oficinas mostram que melhorar as condições (como mobiliário) estimula o convívio das pessoas

Na semana, as atividades ocorrem na terça-feira (28), com atividades do projeto Acupuntura Urbana voltadas para a sensibilização de estudantes da escola Emeb Rotary Club. Na quarta-feira (29) é a vez de atividades da artista Red Ocara, focadas na cidade para as crianças, voltadas para estudantes da escola Emeb Marcos Gasparian.

Essas oficinas serão na praça Governador Pedro de Toledo e seus arredores, no Largo da Matriz.

Na sexta-feira (31) é a vez da praça Ruy Barbosa, do antigo Largo do Pelourinho, receber a inovadora oficina chamada “Estudando o Espaço Público”, um trabalho colaborativo de observação com métodos inspirados pelo urbanismo contemporâneo, que depois pode levar a propostas de testes com mobiliários. E é aberta a todos os interessados das 9h30 às 12h.

Ainda na sexta-feira (31), técnicos de setores públicos e institucionais contam com uma outra oficina, no período da tarde e no Largo da Matriz, sobre como realizar trajetos técnicos de medição de fatores para os chamados “índices de caminhabilidade”, que podem ser mensurados.

No sábado (1º), as atividades do Largo da Matriz continuam com uma nova oficina de marcenaria urbana, já realizada anteriormente para a praça Governador Pedro de Toledo, desta vez voltada para mobiliários como bancos ou mesas para calçadões.

Os participantes vão contar com madeira de reflorestamento (pinus autoclavado), desenhos de modelos sugeridos e ferramentas como serras, furadeiras e parafusadeiras. A oficina estava prevista para data anterior, mas foi adiada em razão de chuva.

Para mais informações, entre em contato urbanismocaminhavel@jundiai.sp.gov.br

A retomada da cidade também é para adolescentes e crianças: oficinas são "pilotos"

A retomada da cidade também é para adolescentes e crianças: oficinas são “pilotos”

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/27/novas-atividades-marcam-o-urbanismo-caminhavel/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original