Rota da Uva confirma mobilização turística em Jundiaí

Publicada em 16/07/2015 às 14:58

Mais de trinta representantes de sítios, restaurantes e serviços da região dos bairros do Caxambu, Toca, Roseira, Colônia e Ivoturucaia participaram de mais um encontro sobre a implementação da Rota Turística da Uva, tendo entre os tópicos de debate o nome definitivo, o logotipo de identificação visual de locais e produtos e a articulação dos interessados em uma entidade de apoio para parcerias.

“Essa é uma das cinco rotas com estudos em andamento no município e, ao lado da Terra Nova, é uma das mais adiantadas. Não estamos falando apenas de empreendimentos, mas da valorização de toda a cultura, a memória, a natureza e a própria história desses locais”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é destaque em publicação de turismo
Conselho de Turismo faz reunião festiva no Celmi

Com reunião mais numerosa do projeto, comunidade aponta valor do turismo

Com reunião mais numerosa do projeto, comunidade aponta valor do turismo

Além da Rota Turística da Uva e da Rota Turística da Terra Nova, os estudos também visam a outras rotas futuras em regiões no Traviú, na Serra do Japi e no Centro Histórico. Mas as duas primeiras a ser implementadas já contam com outras ações previstas, como as chamadas “oficinas de memória” programadas para agosto em parceria com a Secretaria de Cultura e o Museu Histórico.

Para o setor de turismo da pasta, o envolvimento das comunidades é essencial para o surgimento desses projetos regionais do município. “Por um lado é preciso abranger os moradores, os idosos, as crianças. Por outro, buscar meios para que os projetos tenham também uma vida própria”, afirma a diretora Marcela Moro.

Na reunião, promovida na noite dessa terça-feira (14), participaram entre outros a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marizilda Folster, e os moradores e empreendedores Moacyr Spiandorello e Pedro M. de Almeida Filho (Restaurante Spiandorello), Nilse Marquezim (Quiosque de Fruta Por Falar em Uva), Paulo e Sandra Elisa Brunholi (Villa Brunholi), Rodinei e Vítor Fontebasso (Adega Fontebasso), Rosane de S. Paes Cereser (D’Viez), Sandra Maria Vendramin e Vera Vendramin Antunes (Adega Vendramin), Sílvia R. T. Martins (Adega Martins e Restaurante Dom Martê), Solange Beatriz e Valdinéia Sione de Souza (Vendinha do Alto), Solange Paolini Sgarioni (Adega Beraldo di Cale), Tatiane Conti (Restaurante Estação Fazenda), Vagner A. Marquesin (Restaurante Recanto Marquesin), Valdir Marcos de Freitas (Banca Caxambu), Valmir de Souza (Valsanglau), representantes da Bier Nards e muitos outros.

Vocação comunitária
Se a presença no encontro aponta para um bom panorama da diversidade da região, os eventos colaborativos desses bairros já fazem parte de uma longa história. No sábado (18), por exemplo, começa a 14ª Festa do Vinho Artesanal, que será realizada em paralelo com a 104ª Festa do Senhor Bom Jesus no centro paroquial de mesmo nome. O evento segue até 2 de agosto aos sábados, a partir das 19h, e aos domingos, a partir das 11h.

Debate agora avança sobre detalhes como futura identidade visual para locais e produtos

Debate agora avança sobre detalhes como futura identidade visual para locais e produtos

Terra Nova
A outra rota turística em estágio bastante adiantado é a da Terra Nova, uma área estratégica por estar na borda da Serra do Japi e com origem apontada quando houve uma ampliação de uso agrícola de uma região anterior nas margens da estrada de Pirapora, que no período colonial começava praticamente na praça da Bandeira, no centro histórico da cidade. A reunião está marcada para a próxima terça-feira (21).

Os moradores e simpatizantes interessados no projeto podem entrar em contato com a Diretoria de Turismo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo pelo telefone (11) 4589-8580, na ala norte do 5º andar do Paço Municipal, ou pelo portal Turismo Jundiaí.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/16/rota-da-uva-confirma-mobilizacao-turistica-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original