Prefeito e diretores da Varian fazem primeira reunião

Publicada em 07/07/2015 às 18:39

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, participaram nesta terça-feira (7) da primeira reunião de trabalho com os diretores da empresa norte-americana Varian Medical Systems, que vai instalar uma fábrica para soluções de radioterapia em Jundiaí. O encontro foi no escritório da empresa no Brasil, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí terá fábrica para soluções de radioterapia
São Vicente oferece atendimento odontológico de urgência 24 horas

Prefeito foi recebido pelo vice-presidente e diretores da empresa

Prefeito foi recebido pelo vice-presidente e diretores da empresa

Esta será a primeira fábrica do setor na América Latina. O anúncio foi feito na semana passada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e faz parte de um acordo entre o Ministério e a empresa como parte da compensação tecnológica prevista no processo de compra de 80 aparelhos de radioterapia para ampliação da rede pública de atendimento no Brasil.

Participaram da reunião o presidente da empresa no Brasil, Humberto Izidoro, o vice-presidente, Robert Wood, o diretor sênior de produção, Doug Haines, e o responsável pela construção, Yuki Yamahata. O prefeito esclareceu algumas dúvidas dos americanos, principalmente sobre a infraestrutura da cidade e da região do Distrito Industrial, onde a fábrica será construída.

De acordo com os diretores da Varian, a previsão é de que a construção comece entre o fim deste ano e início do ano que vem. E a fábrica inicie suas atividades até 2018.

Os diretores da empresa destacaram que além da produção dos aceleradores lineares, utilizados para a realização de radioterapia no tratamento de câncer, a ideia é de que a fábrica também desenvolva soluções tecnológicas específicas que auxiliam na programação das sessões, entre outros processos.

Além disso, a empresa montará um centro de treinamento, que deve ser referência no País. “A estimativa é de que a fábrica receba até mil pessoas para treinamento por ano”, destacou Izidoro.

O prefeito Pedro Bigardi reiterou as vantagens da cidade, como a localização privilegiada, a proximidade a grandes centros, como São Paulo e Campinas, a facilidade de acesso principalmente por conta das rodovias e do aeroporto, a mão de obra qualificada, além das universidades. “Também estamos em processo de instalação o Parque Tecnológico, que poderá auxiliar a empresa. Podemos estudar parcerias”, destacou.

O vice-presidente da empresa, que tem sede em Palo Alto, na Califórnia (EUA), ficou satisfeito com as informações. “Estamos muito felizes e tenho certeza que este é o início de uma longa parceria”, disse Robert Wood.

Nas próximas semanas será realizado um novo encontro técnico, desta vez em Jundiaí, para dar continuidade ao processo de instalação da fábrica.

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/07/nova-fabrica-prefeito-e-diretores-da-varian-fazem-primeira-reuniao-tecnica/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original