Jundiaí participa do 46º Festival de Inverno Campos do Jordão

Publicada em 06/07/2015 às 18:24

A Orquestra Municipal de Jundiaí foi convidada a se apresentar no 46º Festival de Inverno Campos do Jordão. O convite foi feito pelo coordenador artístico do evento, Fábio Zanon. O concerto ocorre neste sábado (11), às 12h, ao ar livre, na Praça do Capivari – FEST 18, com entrada gratuita.

LEIA TAMBÉM
Oficina de História da Arte abre vagas para agosto
Solar do Barão tem programação especial em julho

Orquestra jundiaiense é reconhecida nacionalmente

Orquestra jundiaiense é reconhecida nacionalmente

Em mais de 40 anos de história, o festival se consolidou como o maior e mais importante de música clássica na América Latina. O repertório a ser apresentado por Jundiaí contemplará “Kuolema”, Op.62: Canzonetta de Jean Sibelius, “Concertino para Oboé e Cordas”, de Brenno Blauth, e “Serenata em Dó maior”, Op.48, de Tchaikovsky.

Heloísa Oliveira, diretora de Teatros, ressaltou a importância da proposta para a orquestra. “O convite é um indicador da nossa qualidade, pois este é o maior festival de música clássica da América Latina.”

Ela comentou ainda sobre os resultados do programa da Orquestra Municipal, que alcança inúmeras pessoas com apresentações gratuitas em Jundiaí e região. “O reconhecimento do trabalho é motivo de orgulho, não só para os envolvidos, mas para todos os jundiaienses, pois é uma orquestra concebida para atender à população e para tornar-se referência aos estudantes de música e apreciadores em geral. Temos conseguido atingir os objetivos e desejamos ampliar e melhorar o programa cada vez mais”, disse Heloísa.

A regente da Orquestra Municipal, Claudia Feres, frisou o diferencial que Jundiaí poderá oferecer no festival. “São poucas as formações profissionais de cordas no Brasil e nós levamos para Campos do Jordão uma orquestra de cordas de excelente nível com um repertório bastante consistente.”

Orgulhosa de seu trabalho, ela fez menção ao prestígio de se apresentar no evento. “Poder levar um trabalho com minha assinatura para o mais importante festival do País, sem dúvida é bastante gratificante para mim. Fico muito feliz em poder contribuir com a produção artística de Jundiaí e espero que toda a cidade se orgulhe de sua Orquestra.”

Solista convidado
A apresentação contará com a participação do instrumentista, tocador de oboé (instrumento de sopro), Arcádio Minczuk. Como um dos maiores nomes do oboé, o artista tem um histórico musical enraizado em sua família de ascendência europeia (mistura de russos, ucranianos e poloneses), a mãe, Olga, cantava na igreja, enquanto o pai, José, era sargento e regia o coro da Polícia Militar. Arcádio, quando pequeno, tocava bombardino e bandolim, aos 11 anos foi incentivado a aprender oboé. “No começo, eu detestava aquele som metálico, mas meu pai dizia que havia pouca gente estudando o instrumento. Era uma oportunidade”, conta o músico.

Para quem quiser conferir o concerto, mas não terá a possibilidade de ir até Campos do Jordão no próximo fim de semana, pode conhecer o repertório que será apresentado na ocasião, bem como o solista Arcádio Minczuk, em um ensaio aberto na sexta-feira, dia (10), às 14h30 no Teatro Polytheama. A entrada é gratuita.

Também dentro do “Projeto Férias”, no dia 8, às 16h30, a Orquestra Municipal fará uma interação com o público infantil, no Polytheama. A maestrina Claudia Feres irá apresentar algumas curiosidades sobre os músicos, instrumentos e repertório da orquestra.

Assessoria de Imprensa
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/06/jundiai-participa-do-46o-festival-de-inverno-campos-do-jordao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original