Feira de artesanato é atração no Bolão durante Jogos Regionais

Publicada em 01/07/2015 às 15:41

Atletas, dirigentes, torcedores e turistas que virão a Jundiaí para participar ou simplesmente torcer por suas cidades nos 59º Jogos Regionais terão a chance de visitar a feirinha de artesanato montada na área interna do Conjunto Poliesportivo Nicolino de Lucca, o Bolão, e que foi aberta na manhã desta quarta-feira (1º). Uma barraca de frutas também opera para atender quem passar pelo complexo.

MAIS JOGOS REGIONAIS:
Bolão já respira clima da disputa
Transportes cria linhas especiais para os Jogos
Cerimônia de abertura dos Jogos vai ter diversas atrações

O mascote Jundiá também é destaque no artesanato

O mascote Jundiá também é destaque no artesanato

São nove expositores que se organizaram em oito barracas e que oferecem ao público produtos das mais diferentes técnicas materiais, como patchwork, pintura em tecido, crochê, tricô, bijuterias, bonecas de tecido, brinquedos pedagógicos, arte reciclável, biscuit, acessórios feitos em ponto cruz e ponto russo, trabalho em epóxi, entalhe de madeira, origamis de papel, entre outros.

Todos os artesãos fazem parte do Programa Jundiaí Feito à Mão, criado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo em 2013. A atividade tem como proposta fomentar a atividade artesanal e valorizar a rica cultura material encontrada na cidade. O programa conta atualmente com 193 artesãos inscritos.

“Procuramos usar materiais que podem ser reusados e cada detalhe é feito com a técnica de cada artesão. Aqui você não encontra nada industrializado”, destaca Flávio Leone, artesão que seguiu os passos de família.

Os expositores elogiaram o fato de Jundiaí voltar a sediar os Jogos regionais depois de 10 anos. “A expectativa é a melhor possível. São mais de 20 mil pessoas que estarão envolvidas direta e indiretamente nesta competição e para nós é a chance de mostrar o nosso trabalho”, comenta Maria Fernandes, a Mia Vovó, conhecida artesã de Jundiaí.

Para entrar no clima dos Regionais, os artesãos desenvolveram uma novidade: souvenirs do mascote da competição, o peixinho Jundiá, que pode ser encontrado em diversos tipos de artesanato. “Uma lembrança para quem jogar ou passar pelo Bolão levar para casa e se lembrar do evento por muitos anos”, diz Odila Grella, que aposta no sucesso das vendas.

A feirinha de artesanato do Bolão vai funcionar durante os 11 dias do evento, das 8h às 17h. “É claro que podemos esticar o horário de atendimento de acordo com a movimentação. Se os jogos forem até à noite, vamos ficar. Estamos preparados para isso”, conta Flávio Leone.

Pedro e Roseli se encantaram com a répica da Ponte Torta

Pedro e Roseli se encantaram com a répica da Ponte Torta

Olho vivo
A feirinha de artesanato do Bolão chamou a atenção de Pedro Henrique, de 10 anos, que estava acompanhado pela mãe, a assistente administrativa Roseli dos Santos Santana. O menino, vestido com o agasalho do Corinthians, bateu olhos na barraca da artesã Odila Grella e enxergou a Ponte Torta, um dos símbolos de Jundiaí, feita de acrílico.

Roseli ficou impressionada com trabalho. “É perfeita. Igualzinha a original instalada no Vianelo. Muito bem feita, um grande trabalho. Já havia visto muita coisa na feirinha, mas nada como esta Ponte Torta”, elogia emocionada. Ela diz que costuma visitar as feirinhas e acha que o fato de os Jogos Regionais acontecerem em Jundiaí vai fazer com que o trabalhos dos artesãos sejam promovidos. “Vem muita gente de fora e com certeza todos vão aprovar a feira.”, diz.

Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/01/jogos-regionais-feira-de-artesanato-e-atracao-no-bolao-durante-competicao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original