Jundiaí se transforma em capital do turismo paulista

Publicada em 30/06/2015 às 15:34

Com ações que ampliaram a importância do turismo no município desde 2013, a Prefeitura de Jundiaí sediou nesta terça-feira (30), no Paço Municipal, o gabinete itinerante da Secretaria de Estado do Turismo. O prefeito Pedro Bigardi foi o anfitrião do evento, permitindo ao secretário Roberto de Lucena e sua equipe receberem prefeitos e representantes de Louveira, Várzea Paulista, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Cabreúva, Indaiatuba, Morungaba, Piracicaba, Socorro, Campinas, Valinhos, Araras, Santo Antonio da Posse, Santa Cruz da Conceição, Nova Odessa e outras cidades paulistas.

“Damos as boas vindas a todos os demais municípios e a essa boa ideia do gabinete itinerante. Nossa cidade e nossa região da Aglomeração Urbana possuem muita capacidade de crescer nessa área em setores como o turismo rural (do Circuito das Frutas), como polo gastronômico e como turismo de negócios e temos investido nesse potencial, que ainda tem muito a ser explorado”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi na abertura do evento.

CONHEÇA O SITE “TURISMO JUNDIAÍ”

VEJA TAMBÉM
Jundiaí sedia etapa do Festival ‘Sabor de São Paulo’
Prazo de trocas do ‘Sabores de Jundiaí’ segue até 15 de julho

O encontro reuniu representantes de diversos municípios paulistas

O encontro reuniu representantes de diversos municípios paulistas

Entre as iniciativas recentes nesse campo estão o resgate do caráter comunitário da Festa da Uva, o fortalecimento das atrações locais (com iniciativas como o Portal do Turismo), a criação de iniciativas como o festival gastronômico Sabores de Jundiaí (que foi encerrado também nesta terça-feira), a discussão de rotas turísticas locais e regionais (como o cicloturismo no Circuito das Frutas) e outras, como a criação em andamento do Fundo Municipal de Turismo.

De acordo com o secretário estadual Roberto de Lucena, esse conjunto de características credenciam o município a ser um dos futuros 140 novos integrantes da recém-criada lista de Municípios de Interesse Turístico, que vão somar com as 70 estâncias turísticas de São Paulo. Ele lembrou que essa nova legislação paulista contou com a colaboração do prefeito Bigardi ainda como deputado na Assembleia Legislativa em 2012.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, e a diretora de Turismo, Marcela Moro, assim como integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e instituições locais, apoiaram e acompanharam todo o evento.

Aposta econômica
Um dos temas destacados no encontro, que foi seguido de reuniões individuais, foi a importância de que o turismo possui na economia brasileira e internacional ao lado do fortalecimento da cultura e da autoestima de comunidades.

 O prefeito Pedro Bigardi, Marcos Brunholi e o secretário estadual Roberto de Lucena


O prefeito Pedro Bigardi, Marcos Brunholi e o secretário estadual Roberto de Lucena

De acordo com dados levantados pela Diretoria de Turismo da Prefeitura de Jundiaí, o número de turistas de lazer em 2014 alcançou 339 mil visitantes, enquanto os turistas de negócios chegaram a 120.830 visitantes. Esses dados, com um total de 459.830 visitas, representam um crescimento de 19% dos números de 387.314 visitas referentes a 2013 e são vistos como reflexo de diversas ações públicas e privadas voltadas ao fortalecimento do segmento.

Ainda de acordo com os levantamentos do setor, os empregos diretos em dezembro de 2013 chegaram a 6.488, gerando outros 25.952 empregos indiretos. Com 49 novos empreendimentos ligados ao turismo criados em 2014, esses empregos diretos passaram 6.942, elevando os empregos indiretos para 27.768. Um novo levantamento está sendo planejado para atualizar esses dados para 2015, mas a tendência é de alta.

Durante o evento, brindes do festival Sabores de Jundiaí foram entregues ao secretário estadual Roberto de Lucena e aos coordenadores da Associação dos Municípios de Interesse Turístico e da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/30/jundiai-se-transforma-em-capital-do-turismo-paulista/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original