Testes com leira avançam no processo de compostagem

Publicada em 22/06/2015 às 16:13

Após 21 dias de período para compostagem do material orgânico que está sendo tratado no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), a leira, equipamento alemão em teste, foi aberta nesta segunda-feira (22) para que o composto fosse novamente misturado. O processo é chamado de revolvimento.

A ideia, segundo o secretário de Serviços Públicos Aguinaldo Leite, foi avaliar como está o processo e fazer uma mistura homogênea. “Notamos que seria necessário adicionar mais água e material orgânico para aumentar a produção de nitrogênio. As bactérias precisam desse elemento para que o composto produzido seja de qualidade.”

LEIA TAMBÉM
Conselho da Cidade recebe análise de governo
‘Escadão’ é alvo de plano de manejo ambiental
Prefeitura em Ação: pavimentação e novo parque no Jardim do Lago

Leira foi aberta para revolvimento do material

Leira foi aberta para revolvimento do material

A leira, tecnologia da empresa UTV, será reaberta novamente em 14 dias, quando haverá novo revolvimento. E no prazo total de 30 dias haverá a abertura final, quando o composto será peneirado e depois levado para análises laboratoriais.

De acordo com o secretário, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo irá indicar agricultores que farão o teste desse adubo, depois que a qualidade for comprovada, em plantações.

Contêiner
Também está sendo testado no Geresol um contêiner, que já está fazendo compostagem de matéria mista. O resultado será um Combustível Derivado de Resíduos (CDR). A tecnologia também é alemã, da empresa GFA.

“São dois processos diferentes, que podem tratar as mesmas frações. Cada um é eficiente à sua maneira. Estamos felizes em poder realizar esses testes e ao mesmo tempo aprender ainda mais sobre o tratamento dos resíduos”, comentou Aguinaldo.

Ambos estão sendo testados dentro do projeto I-Nopa.

Em 14 dias o processo será repetido

Em 14 dias o processo será repetido

Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/22/testes-com-leira-avancam-no-processo-de-compostagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original