Plano Municipal de Segurança tem aprovação da população

Publicada em 18/06/2015 às 15:02

A audiência pública sobre o Plano Municipal de Segurança e Cidadania realizada na noite dessa quarta-feira (17), na Emeb Prof. Geraldo Pinto Duarte Paes, no Jardim Ermida II, encerrou um ciclo de 20 audiências que abrangeu todas as regiões da cidade, com a participação de cerca de 2.400 pessoas de vários segmentos da sociedade. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), teve como objetivo apresentar o plano para a população e ouvir sugestões e demandas sobre o tema.

O coordenador especial do GGIM, José Carlos Pires, fez um balanço positivo da ação. “A participação popular nas audiências foi surpreendente, as pessoas aprovaram o plano e contribuíram com sugestões valiosas. Como várias ações do governo Pedro Bigardi, este é um plano construído com a participação da sociedade”, destacou Pires.

LEIA TAMBÉM
Plano de Segurança chega à região da Ponte São João
Serviços Públicos faz poda de árvores no Anhangabaú
Forças de segurança vão atuar nos 59º Jogos Regionais

Moradores e comerciantes da região do Vetor Oeste participaram da audiência

Moradores e comerciantes da região do Vetor Oeste participaram da audiência

Constituído de 10 desafios e 35 metas, o Plano Municipal de Segurança e Cidadania deve incorporar sugestões coletadas nas audiências. Entre elas, já confirmada como nova meta, está a realização de operações especiais conjuntas com as forças de segurança e Prefeitura no combate a atividades e eventos ilegais, a exemplo dos pancadões, festas irregulares, ferro velho irregular, entre outros.

O coordenador do GGIM esclarece ainda que várias metas estão em curso, como a criação do Conselho Municipal de Segurança e Cidadania e do Fundo Municipal, articulação das forças de segurança e administração municipal, reurbanização e construção de moradias populares nos bairros São Camilo, Jardim Novo Horizonte e Vila Ana, implantação de novos equipamentos esportivos e de lazer.

Sugestões enviadas pelos munícipes também já estão em execução, como melhorias na iluminação pública e sinalização e fiscalização de trânsito. “As demandas levantadas nas audiências serão avaliadas e podem ser incorporadas no plano”, afirmou.

Vetor Oeste
Com foco no Vetor Oeste, a 20ª audiência contou com a participação de moradores, empresários, comerciantes, vereadores e representantes do Conseg da região. Para Dirceu Cardoso, presidente do Conseg Japi, o Plano de Segurança representa uma grande reforma e resgate dos valores da segurança pública. “O Vetor Oeste é uma região que está crescendo vertiginosamente e o plano vem ao encontro deste crescimento, pois vai favorecer a prosperidade dos moradores e comerciantes”, salientou.

Na opinião de Eduardo Krause, responsável pela proteção patrimonial de uma grande empresa instalada na região, o debate com a comunidade sobre segurança é fundamental. “Ouvir os segmentos da sociedade e suas demandas contribui muito para a melhoria da segurança, nestas audiências surgem ideias simples que podem ajudar muito.”

Morador da região, o vereador Paulo Malerba também levou sua contribuição para a audiência. “Cada região tem demandas diferentes e ouvir a comunidade é fundamental para construir um bom plano. É ela que conhece os problemas e expectativas não só em relação à segurança, mas também saúde, educação e outras áreas.”

Morador do Eloy chaves há 22 anos, Maurício Caumo, 58 anos, aprovou a iniciativa. “É uma medida correta da Prefeitura chamar a população para debater segurança, não adianta cobrar e não participar.”

Também participaram da audiência o vereador Rafael Purgato, o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, e o coordenador da Defesa Civil Eduardo Luiz Carbonari.

Para coordenador da GGIM, José Carlos Pires audiências tiveram balanço positivo

Para coordenador da GGIM, José Carlos Pires audiências tiveram balanço positivo

Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/18/plano-municipal-de-seguranca-tem-aprovacao-da-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original