Arte Eco traz ‘segredos’ da arte sustentável ao Paço Municipal

Publicada em 01/06/2015 às 16:08

A exposição Arte Eco, no térreo do Paço Municipal, que começou nesta segunda-feira (1º) e vai até quarta-feira (3), é um daqueles eventos que mexem com a curiosidade do visitante. O motivo é que cada produto desenvolvido pelos artesãos geralmente guarda segredos sobre os materiais utilizados em sua criação de maneira inesperada. O saldo é quase uma aula de sustentabilidade.

CONFIRA AS FOTOS

Participam da exposição, sempre de 8h a 18h, os artistas Virgínia Clemente, Flávio Leone, Tylce Andreotti, Eduardo Modesto, Cris Bee, Pedro Valli, Milton Fujissawa, Nei Manzi e Míriam Fernandes.

LEIA TAMBÉM
Conferência discute segurança alimentar de Jundiaí
Festival Sabores de Jundiaí começa neste sábado (30)
Jundiaí marca Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos

Unindo reciclagem e jardim vertical, o trabalho em dupla é uma das inovações

Unindo reciclagem e jardim vertical, o trabalho em dupla é uma das inovações

Virgínia mostra blocos e cadernos feitos com material que iria ser descartado por empresas e capas de artesanato aplicado nas mais diferentes técnicas. Flávio mostra os mais imprevistos trabalhos com madeira. Tylce trabalha com essências em embalagens próprias. Modesto cria esculturas, porta-chaves e outros produtos com peças de motocicletas.

Cris apresenta imprevistos como uma bandeja ou um ramalhete de flores construídos a partir de filtros de café usados, entre outros. Pedro apresenta um trabalho de adorno sobre a madeira de pedaços de embalagens, pallets ou fruteiras. Já as esculturas em origami de Milton chegam ao extremo de um barco inteiro, enquanto os personagens ou imagens de Nei fazem duvidar que sejam feitos de plástico pet. E Míriam transforma garrafas e até discos de CD em coisas como vasos de cactos que ocultam completamente sua origem.

Como se não bastassem esses mistérios, que pedem um diálogo com os artistas para serem decifrados, existem ainda casos de cooperação. Um deles é a parceria de Nei Manzi e Flávio Leone na criação de pequenos vasos de plantas em estruturas pet que permitem jardins verticais.

O evento faz parte do programa Jundiaí Feito à Mão, criado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e que reúne mais de 190 artesãos cadastrados.

Um totem inspirado em povos do hemisfério norte faz parte dos trabalhos

Um totem inspirado em povos do hemisfério norte faz parte dos trabalhos

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/01/arte-eco-traz-segredos-da-arte-sustentavel-ao-paco-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original