Estudantes plantam árvores em mineradora

Publicada em 01/06/2015 às 16:09

A Semana do Meio Ambiente começou com uma atividade especial na escola municipal Professora Odila Richter, no Bom Jardim. Os alunos fizeram uma caminhada até uma mineradora que atua na região e plantaram mudas de árvores nativas próximas às margens do Rio Jundiaí. A atividade reuniu cerca de 60 crianças entre 8 e 9 anos.

LEIA TAMBÉM
Caminhada pela Água reúne quase 300 pessoas
Educação promove curso para cozinheiros da rede
Conferência discute segurança alimentar de Jundiaí

Crianças participam do plantio de 150 mudas

Crianças participam do plantio de 150 mudas

A chuva dos últimos dias deixou o caminho entre a Emeb e a Itabras Mineração com muito barro. O sol, na manhã desta segunda-feira (1), saiu tímido e a temperatura permaneceu baixa. Nada, porém, tirou a animação do grupo. Durante o percurso, os estudantes puderam observar a paisagem e compreender, na prática, o quanto é importante cuidar do meio ambiente.

“Eles já trabalham a temática na sala de aula. Agora estão vivenciando e isso é significativo. Muitos são filhos de sitiantes e meeiros da região ou têm parentes que trabalham na mineradora. Acreditamos que a criança transmite o conhecimento. Sem dúvida, eles levarão para casa a importância da preservação do entorno, dos mananciais e da própria zona rural”, explica a diretora da unidade, Carolina Gasparotto.

Lição
Dentro da empresa, os alunos conheceram o trabalho de retirada de areia do leito e das margens do rio Jundiaí, o quanto o lixo descartado em qualquer lugar pode ser prejudicial ao homem, além das ações da mineradora para a recuperação da mata ciliar. Depois, foi a vez de arregaçar as mangas e plantar mudas de árvores nativas. Ao todo, 150 mudas foram preparadas.

“Aprendi que não podemos maltratar a natureza. Os lixos que jogamos no chão vão para o rio, que fica poluído”, comentou Julia Rolim Stella, de 8 anos. “A primeira coisa que farei quando chegar em casa é contar para todo mundo que temos que cuidar da natureza”, completou a estudante, também de 8 anos, Julia Izzo da Silva.

Projeto social
De acordo com o proprietário da mineradora, Jorge Edson Di Rito, que convidou a escola para participar da ação, a atividade faz parte do projeto social da empresa. “Estamos atuando há 40 anos e, nesse período, vimos as fases do rio Jundiaí mais poluído e agora em situação melhor. Apesar disso, infelizmente, verificamos ainda que muito lixo é deixado pela população nas ruas vai parar nas águas. Percebemos um descaso por parte das pessoas. A empresa cumpre a lei ao fazer o plantio mensal de mudas, mas também queremos conscientizar as crianças para que cuidem do meio ambiente.”

Roberta de Sá
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/01/alunos-de-escola-do-bom-jardim-plantam-arvores-em-mineradora/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original