Conferência discute segurança alimentar de Jundiaí

Publicada em 30/05/2015 às 13:52

A Prefeitura de Jundiaí abriu nessa sexta-feira (29) a 3ª Conferência de Segurança Alimentar, organizada pelo coletivo do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean). Os três eixos principais são Comida de verdade, avanços e obstáculos, Comida de verdade, estratégia para conquista e Sistema nacional de segurança alimentar. A primeira mesa de debate contou com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita de Cássia Marchiori, e Sérgio Pompermayer, representando a secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Maurício Romanato, pela Educação, e Lígia Santos, da Saúde.

“Essa discussão participativa é muito importante e agradecemos a todos que se dedicam ao tema. O prefeito Pedro Bigardi tem buscado esse enriquecimento de ideias com iniciativas como o Plano de Educação, o Plano de Resíduos Sólidos, o Plano de Segurança Pública e Cidadania e diversos outros para avançarmos na qualidade de vida de Jundiaí. Neste caso, ele acompanha o assunto desde que a proposta do Fome Zero, que estimulou a unificação de programas no Ministério do Desenvolvimento Social. E aqui já iniciamos coisas como um bom diálogo entre merenda e agricultura familiar”, afirmou na abertura o vice-prefeito Durval Orlato.

LEIA TAMBÉM
Educação promove curso para cozinheiros da rede
Banco de Leite Humano de Jundiaí precisa de doações
Semads discute lei federal sobre convênios com entidades

Desafios na segurança alimentar são debatidos

Desafios na segurança alimentar são debatidos

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Marilena Negro apontou essa oportunidade de buscar melhorias no município também com o Plano Diretor Participativo em andamento. “Neste diálogo da segurança alimentar percebemos também a importância da produção local e isso está ligado com a proteção dos mananciais de água. Somos uma cidade múltipla e não apenas um eixo logístico”, disse, acrescentando que no campo legislativo o ajuste do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o próprio Plano Plurianual preveem ações nesse tema.

3ª Conferência de Segurança Alimentar

Conferência discute segurança alimentar na cidade

Para Rita de Cássia Marchiore, que já atuou no setor na esfera federal, chama a atenção uma cidade conhecida nacionalmente pela produção de alimentos como a uva ainda enfrentar desafios para a segurança alimentar como de idosos ou crianças, em geral no país todo. E o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Paulo de Tarso Hebling, citou Josué de Castro (autor de “Geografia da Fome”) para lembrar que o assunto está em pauta desde a década de 1930.

“O conselho tem permitido uma troca de informações entre muitas entidades e setores que lidam com o assunto de formas diferentes, a partir das mudanças nacionais que em 2006 trouxeram a Lei Orgânica da Segurança Alimentar”, destacou Paulo de Tarso, lembrando ações como no Dia Mundial da Alimentação, em outubro de 2014, ou no Dia da Alimentação Saudável, em junho do mesmo ano.

O evento conta com o apoio alimentar da Escola Técnica Estadual Benedito Storani, da Pastoral do Menor da Cáritas, da Fundação de Ação Social (Fumas), da Casa do Pão de Queijo, da Fundação Cintra Gordinho e da Associação Maria de Magdala.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/30/conferencia-discute-seguranca-alimentar-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original