Monitoramento: Placas informativas são instaladas

Publicada em 29/05/2015 às 16:46

Com o objetivo de inibir a criminalidade, a Prefeitura de Jundiaí deu início, nesta sexta-feira (29), à instalação de placas de comunicação com as informações de que a cidade é monitorada por câmeras e os números de telefones de emergência da Guarda Municipal (GM), Polícia Militar e Civil.

O prefeito Pedro Bigardi acompanhou a instalação no Centro de Controle Operacional da GM, onde funciona o sistema de videomonitoramento, um dos melhores do país e que tem chamado atenção de outros municípios. Ele estava acompanhado pelo comandante José Roberto Ferraz e o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires.

LEIA TAMBÉM
Aglomeração cobra monitoramento do Governo do Estado
Região do Corrupira debate Plano de Segurança e Cidadania
GM de Jundiaí participa de Fórum de Tecnologia no Rio de Janeiro

Prefeito visitou o Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal

Prefeito visitou o Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal

“Além de orientar as pessoas que estão ou chegam em Jundiaí sobre o excelente sistema de monitoramento que temos, as placas também irão inibir a criminalidade, especialmente nos casos de roubo e furto de veículos”, disse o prefeito, ao afirmar que a sinalização será colocada em todas as entradas e saídas da cidade.

A Secretaria de Transportes instalou seis placas, de um total de 36. As avenidas 14 de dezembro, 9 de Julho, Jundiaí e as rodovias Geraldo Dias, Engenheiro Constâncio Cintra e a Tancredo Neves já contam com a nova sinalização. José Carlos Pires explicou que a comunicação é uma estratégia de segurança e que faz parte do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania.

Sistema de monitoramento
Jundiaí conta com 93 câmeras com o leitor eletrônico de placas (OCR) e 85 para o monitoramento, totalizando 37 pontos monitorados no município. “As câmeras de OCR estão localizadas em todas as entradas e saídas da cidade justamente para atuar nas ocorrências de roubo e furto de veículos. Já as de monitoramento são específicas para outros delitos como pichação, abordagem de veículos, além de auxiliar no trabalho da Polícia Militar e da Civil”, explicou o comandante.

O sistema OCR registrou um aumento de aproximadamente 34% entre 2013 e 2014 nos atendimentos de ocorrências de furto, roubo ou outro delito em veículos cadastrados. Por conta disso, Jundiaí teve uma queda em crimes de roubo e furto de veículos entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, se comparado com o mesmo período de 2014, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgados em março deste ano.

Segundo os números do Governo do Estado, Jundiaí teve 210 furtos de veículos registrados no primeiro bimestre deste ano. Em 2014, foram 322 – uma queda de 35%. O percentual é maior que o alcançado pelo Estado (25,7%) no combate a este tipo de crime. As estatísticas também apontam redução de 7,3% (131 para 121) nos crimes de roubo de veículo no município.

Os registros gerados com o auxílio do videomonitoramento também subiram cerca de 11% (1962 em 2013 para 2184 em 2014).

Plano de Segurança
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Equipe da Setransp instalou placa na entrada da avenida Jundiaí

Equipe da Setransp instalou placa na entrada da avenida Jundiaí

Kadija Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/29/monitoramento-placas-informativas-sao-instaladas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original