Festival Sabores de Jundiaí começa neste sábado (30)

Publicada em 29/05/2015 às 16:45

Com 51 pratos exclusivos elaborados pelos estabelecimentos participantes, o 3º Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí começa neste sábado (30) e segue durante um mês para que os consumidores possam conhecer o setor que vem tornando a cidade cada vez mais conhecida por sua boa comida. E também, com os carimbos a cada prato nos passaportes encontrados nos próprios estabelecimentos, busquem prêmios como um kit de churrasco de primeira qualidade ou o conjunto de taças de vinho tinto ilustrados com símbolos da cultura local.

“É uma grande alegria vermos essa valorização da nossa cidade. Sempre recebo visitantes e ao mostrar esse evento invariavelmente atraímos o interesse por ser uma boa ideia. Foi iniciado em 2013, com 7 mil pratos vendidos, e no ano seguinte já atingimos 11 mil pratos vendidos. E sempre valorizando temas locais”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
3ª Feira Arte Eco traz surpresas recicladas
Produtores recebem palestra sobre venda de frutas
Sabores de Jundiaí começa a distribuição de passaportes
Jundiaí marca Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos

Bigardi e Brunholi com Cláudia (do Senac) e Ismar (do Cintra Gordinho)

Bigardi e Brunholi com Cláudia (do Senac) e Ismar (do Cintra Gordinho)

Organizado pela Prefeitura de Jundiaí, com foco na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, o festival conta com a parceria do Senac Jundiaí, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), além da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) no lançamento e do Banco do Brasil com patrocínio.

“A cada fim de semana recebemos 20 mil turistas em nosso circuito de propriedades rurais, restaurantes e adegas. O festival reforça não apenas a gastronomia, mas também o turismo e a economia local”, frisou o secretário de Agricultura, Marcos Brunholi, durante o coquetel de lançamento do evento na quinta-feira (28).

Aperitivo
Os sabores do evento mostraram uma amostra diversificada no lançamento que reuniu formadores de opinião e especialistas ligados ao tema. Dos 51 pratos que formam o “cardápio” do circuito até o dia 30 de junho, as micro-porções de pratos em um festival de colherinhas foram preparadas no local pelos chefs dos estabelecimentos Don Giuseppe (Pizza Beco Fino), Pizzaria Vesúvio (Circolo Italiano di Jundiai), Andaluz (Pérolas do Japi), China in Box (Combo Terra da Uva), Família Brunholi Express (Cine Marabá), Cantina Bertelli (Fetuccine do Barão), Brunholi Grill & Pizza (Ravioli de Bacalhau ao Paço), Água Doce Cachaçaria (Jundiaiense), Koh Samui & Thai Cuisine (Mosteiro de São Bento), A Taverna (Penne Sapori Circuito das Frutas), La Brusquetta (Trilha da Malota), Stock Brasil Café (Costelinha Freguesia do Desterro), Yakisoba Brasil (Essência do Botânico) e Hotel Quality (Medalhão Anhanguera). E isso é apenas parte do festival.

CONFIRA OS ESTABELECIMENTOS PARTICIPANTES

“É uma mobilização muito importante, que valoriza o setor”, destacou a gerente do Senac Jundiaí, Cláudia Itano. Também professora de pós-graduação na instituição, Keli de Araújo Rocha lembrou que o setor gastronômico não lida apenas com inovações, mas também com o resgate de receitas e ingredientes que muitas vezes torna a atividade parceira da sustentabilidade.

O presidente da CDL, Edison Maltoni, e do conselho deliberativo da Fundação Cintra Gordinho, Ismar Procópio de Oliveira, também destacaram o papel do festival organizado pelo setor de turismo na valorização do setor, da criatividade e da cultura.

“Temos uma diversidade muito grande de pratos e de estabelecimentos neste ano”, destacou a diretora de turismo Marcela Moro.

Amostras de pratos em "colherinhas" foram usadas no lançamento do festival

Amostras de pratos em “colherinhas” foram usadas no lançamento do festival

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/29/festival-sabores-de-jundiai-comeca-neste-sabado-30/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original