Educação promove curso para cozinheiros da rede

Publicada em 29/05/2015 às 17:19

Cerca de 500 cozinheiros da Secretaria Municipal de Educação aprenderam a preparar mais um ingrediente que vai enriquecer a merenda escolar de Jundiaí. Trata-se do composto funcional de banana verde, quinoa e amaranto. Nesta sexta-feira (29), na cozinha experimental do Centro de Capacitação do Completo Argos, foi realizada a formação da última turma. A atividade integra as ações da administração Pedro Bigardi para a valorização do servidor público e para a melhoria da qualidade da educação ofertada na cidade.

O preparado substitui a biomassa de banana. O composto, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Alimentação e Nutrição (DAN) da Secretaria de Educação, é rico em fibras que favorecem a saúde do intestino, além de possuir vitaminas do completo B, vitaminas A e C, e os minerais cálcio, ferro e fósforo. Em longo prazo, ele também ajuda na prevenção do diabetes, do aumento do colesterol e da obesidade.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí promove 2º Fórum de Saúde Mental
Instituto Federal realiza vestibulinho neste domingo (31)
Informática abre inscrições na próxima segunda-feira (1º)

Curso: orientações sobre como produzir e utilizar o composto

Curso: orientações sobre como produzir e utilizar o composto

“Por não ter sabor, o preparado pode ser incorporado em receitas de doces, bolos, molhos e massas. Além dos benefícios nutritivos que vai trazer para os alunos, a produção desse composto nas escolas gera economia para os cofres públicos. Portanto, passaremos a fornecer um ingrediente melhor, natural, feito com o carinho de nossos cozinheiros e mais barato”, informa o diretor da DAN, Maurício Romanato.

Aprovação
Durante o curso, os cozinheiros receberam orientações teóricas, além de produzir e testar o composto em massas de pizza, em molho de tomate, em geleias e em patês. “Gostei muito. Trabalho na merenda há 21 anos e nunca tinha tido formações como essas que estou tendo nos últimos dois anos. Antes era muita teoria, agora aprendendo direto na cozinho. Com isso, conseguimos assimilar melhor o novo conhecimento”, destacou a cozinheira Neide Marassato.

O secretário de Educação, José Renato Polli, acompanhou o curso e ressaltou a importância das atividades que estão sendo ofertadas a todos os servidores da pasta. “Não é só a formação técnica que estamos oferecendo, mas a formação humana. Valorizamos o trabalho das pessoas e isso se reflete no pedagógico e na própria comunidade.”

Essa não é a primeira vez que os cozinheiros recebem uma formação especial. Em 2014, eles participaram de um curso, com duração de 24 horas, ministrado por renomados chefes de cozinha sobre técnicas usadas nas melhores cozinhas do mundo.

Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/29/educacao-promove-curso-para-cozinheiros-da-rede/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original