Jundiaí conclui elaboração do Plano Municipal de Educação

Publicada em 25/05/2015 às 17:23

A Secretaria de Educação encerrou o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Na manhã desta segunda-feira (25), os delegados concluíram a votação das metas e estratégias para a educação nos próximos dez anos (2015-2025). Agora, o documento será transformado em projeto de lei e seguirá para a votação na Câmara Municipal.

“A plenária final foi realizada sábado (23), durante o dia todo. O documento-base elaborado pela comissão organizadora recebeu mais de 150 sugestões. A sociedade participou e deu sua contribuição. Os delegados eleitos, representantes de setores públicos e privados, analisaram tudo e votaram nos itens, optando por encerrar os trabalhos nesta manhã”, explicou a assessora especial educacional da Secretaria de Educação, Diva Otero Pavan, que coordena os trabalhos da comissão do plano.

LEIA TAMBÉM
Prefeito lança a 11º Olimpíada de Redação da Biblioteca
Educação inicia nova fase do programa de visita às Emebs

Plenária no sábado discutiu as muitas propostas apresentadas

Plenária no sábado discutiu as muitas propostas apresentadas

Metas
Ao todo, o PME estabelece 20 metas divididas em cinco eixos – educação básica; ensino superior; gestão democrática; valorização e formação do magistério; e gestão e financiamento da educação, além de inúmeras estratégias para ser cumpridas, com o objetivo de melhorar a qualidade social do ensino.

Dentre as metas estão a universalização, até 2016, da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos e ampliação da oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 65% das crianças até 3 anos até o final da vigência do plano; a oferta de educação em tempo integral em 50% das escolas públicas, a fim de atender pelo menos 25% de todos os alunos da educação básica; e a elevação da taxa de alfabetização das pessoas com 15 anos ou mais para 98,6% até 2020.

São metas que vêm ao encontro do que está nos planos nacional e estadual de Educação e que também leva em conta a realidade do município. A cidade ganha ao dar mais esse passo. O PME ao ser transformado em lei vai promover a superação de uma prática tão comum na educação brasileira: a descontinuidade de políticas públicas”, complementou Diva.

Processo
Jundiaí iniciou os trabalhos para elaboração do PME em 2014, logo após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), em julho. A cidade aderiu ao trabalho articulado da Rede de Assistência Técnica, pactuada entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Estadual de Educação e a Seccional Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que tem um cronograma alinhado com todos os municípios do Estado.

Roberta de Sá
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/25/jundiai-conclui-elaboracao-do-plano-municipal-de-educacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original