Agenda do ‘Urbanismo Caminhável’ tem atividades e workshops

Publicada em 25/05/2015 às 17:59

De acordo com a equipe do projeto Urbanismo Caminhável, cuja base é um contêiner-oficina que permanece por três meses na praça Governador Pedro de Toledo (praça da Matriz), o trabalho ainda vai trazer convidados de outras experiências de intervenção e também está aberto a propostas da própria comunidade.

CONFIRA AS FOTOS DO URBANISMO CAMINHÁVEL

“Na verdade, precisamos ser criativos porque esse trabalho envolve uma mudança das pessoas antes de uma mudança na cidade”, comenta o especialista Lincoln Paiva, que também estuda a economia do carbono nessa relação com o cotidiano das pessoas e parceiro do projeto coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM
Expedições urbanas levam ‘olhar pedestre’ ao Centro
Jundiaí discute integralidade do ambiente neste sábado (30)

A base do projeto segue na praça Governador Pedro de Toledo, no Centro

A base do projeto segue na praça Governador Pedro de Toledo, no Centro

Quem não participou das expedições ainda pode acompanhar os levantamentos técnicos marcados para esta terça-feira (26), na segunda-feira (1) e na sexta-feira (5), a partir das 10h, com saída no contêiner-oficina na praça da Matriz.

Workshop com o Arte Fora do Museu
Na próxima segunda-feira (1º), a partir das 14h, ocorre um workshop com o coletivo Arte Fora do Museu, que visitou a base do projeto para explicar o tema e divulgar convite a grupos, entidades e moradores interessados.

“Nosso trabalho é basicamente o mapeamento colaborativo da arte, muito presente em um centro histórico, com sua arquitetura, monumentos, fachadas, intervenções e pontos culturais. Como é uma ferramenta georreferenciada, vamos mostrar como é simples participar”, explicou Felipe Lavignatti, que, com André Deak, tratou do evento com o consultor Lincoln Paiva e com o secretário da Cultura, Tércio Marinho, que também visitou o projeto.

Além do primeiro teste, que pode ser replicado em um fim de semana, o coletivo deve trazer a Jundiaí também outro workshop sobre o chamado mapa afetivo, que acumula memórias de pessoas sobre um mesmo local, como o Cine Marabá, lembrado por Lavignatti entre suas memórias de infância.

Agendamento de atividades
O projeto também está recebendo propostas da comunidade, que podem ser sugeridas por moradores, entidades ou coletivos, para atividades relacionadas com a proposta geral do Urbanismo Caminhável. O contato pode ser feito diretamente no contêiner-oficina ou pelo email urbanismocaminhavel@jundiai.sp.gov.br.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/25/agenda-do-urbanismo-caminhavel-tem-atividades-e-workshops/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original