Virada Jundiaí: Corais apresentam repertório variado na Pinacoteca

Publicada em 23/05/2015 às 22:49

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes foi palco, na noite de sábado (23), das apresentações do Coral Municipal de Jundiaí e da Cia. Canto Vivo, ambos sob a regência de Cláudia de Queiroz. Os corais prepararam um repertório variado, que abrangeu música popular brasileira, músicas sacras e também música erudita. Integrando a programação da Virada Jundiaí, cada coral fez seu concerto separadamente e, para encerrar, ambos apresentaram juntos a peça Ave Maria, de Jean Baptiste Fauré. Cerca de 60 coralistas apresentaram sucessos como Freedom is coming, Maracangalha, Gentileza, Mais uma vez, Alleluia, entre outros. O público presente não escondeu a emoção.

MAIS VIRADA JUNDIAÍ
13 mil pessoas curtem shows da Virada Jundiaí
Virada Jundiaí: manhã de sábado agitada no Centro
O Teatro Mágico leva fãs ao delírio no Parque da Uva
Virada Jundiaí: Cia. de Dança Kahal conquista o público
Virada Jundiaí: ocupação Hip-Hop agita São Camilo com Rapper GOG

Coral Municipal de Jundiaí foi o primeiro a se apresentar

Coral Municipal de Jundiaí e Cia. Canto Vivo também cantaram juntos, no encerramento da apresentação

Marina Mendes, moradora de Jundiaí e mãe de uma das coralistas, disse que gosta de todo o repertório. “Cada peça tem uma característica, com a essência de cada compositor”, comentou. Átilla Tognolo de Miranda Gomes, morador de Campinas, lembrou que sempre prestigia as apresentações junto com a namorada, também coralista. “Estamos acompanhando a programação da Virada Jundiaí”, disse.

Já Edno Hortêncio de Oliveira, morador de Jundiaí, demonstrou satisfação ao ter a oportunidade, pela primeira vez, de conhecer o trabalho dos corais. “Gosto de todos os gêneros musicais”, completou. “Sempre me emociono muito”, vibrou Sarah Peres, de Jundiaí, filha e sobrinha de coralistas. “É muito amor pelo que se faz. A regente é muito competente”, elogiou.

CONFIRA AS FOTOS DA VIRADA JUNDIAÍ 2015

Participação e espaço
“Com relação à importância da participação dos corais, entendo que a Virada Jundiaí, como um todo, está dando espaço para que grupos de Jundiaí, dos mais variados estilos, possam mostrar seu trabalho gratuitamente à população”, afirmou Cláudia de Queiroz, regente e diretora artística do Coral Municipal de Jundiaí e da Cia. Canto Vivo. A regente, que tem um vasto currículo na área, é bacharel em Música e Regência pela Unicamp e iniciou seus estudos de música na tradicional Escola de Música de Jundiaí.

Criado em 2011 por iniciativa da Secretaria de Cultura, o Coral Municipal de Jundiaí tem o objetivo de difundir o canto coral com a realização de concertos, além de manter o intercâmbio cultural com entidades similares e integrar-se aos objetivos culturais do município. O Coral Municipal tem ainda Andresa Sayuri Kinjo como regente assistente e pianista.

Cia. Canto Vivo
O Coral Canto Vivo, como era chamado anteriormente, foi criado em 1986. Teve como regente Marco Antonio de Almeida Cunha, desde sua fundação até 1992, quando passou a ser dirigido pela maestrina Cláudia de Queiroz. A partir de 1990 passou a ser administrado pela Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística, até o início de 1995, quando tornou-se a Cia. Canto Vivo.

Em 2010, 2011 e 2014 participou da Virada Cultural Paulista em Jundiaí. Desde sua fundação vem participando de diversos encontros de corais, tanto em Jundiaí como em outros municípios do Estado, além de apresentações com orquestras. A Cia. venceu o Mapa Cultural Paulista (Região de Campinas) nas edições 2009 e 2013.

O musical “Os Miseráveis”, baseado no romance homônimo de Victor Hugo, estreou em 1994 e foi a primeira experiência cênica do grupo. Ganhou nova montagem em 2011, em comemoração aos 25 anos do Canto Vivo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/23/corais-apresentam-repertorio-variado-na-pinacoteca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original