Prefeitura abre inscrições para 11ª Olimpíada de Redação

Publicada em 22/05/2015 às 16:43

Foi dada a largada para quem gosta de dar asas à imaginação e passar boas ideias para o papel. Na noite dessa quinta-feira (21) foi lançada a 11ª Olimpíada de Redação, realizada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Biblioteca Pública Municipal “Professor Nelson Foot”.

CONFIRA AS FOTOS DO LANÇAMENTO

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Dessa vez o desafio aos escritores tem o tema “O mistério da relação homem-natureza: domínio ou submissão?”. O prefeito Pedro Bigardi, presente à solenidade de lançamento, destacou a importância do projeto e do incentivo à leitura e escrita. “É uma ideia vitoriosa, que a cada ano apresenta um número maior de inscritos. Escrever é essencial. Faz pensar sobre a vida e o tema desse ano é ótimo para isso. É um universo amplo.”

LEIA TAMBÉM
Ronda Escolar leva segurança e tranquilidade a pais e alunos
Solar do Barão contempla a natureza na 13ª Semana de Museus

Prefeito falou sobre a importância da escrita e leitura

Prefeito falou sobre a importância da escrita e leitura

A expectativa neste ano é receber 3 mil inscrições até 30 de agosto, por meio do site da Prefeitura. O edital completo foi publicado na Imprensa Oficial de 17 de abril (ver páginas 25 e 26).

A diretora de fomento à leitura da Biblioteca, Leila Casote, comentou o sucesso do concurso. “A Olimpíada não é só importante para revelar escritores. Também serve para fomentar a leitura escrita no município”, comentou ela, destacando que o prefeito tem papel fundamental para que projetos do tipo tomem forma. “Ele (Pedro Bigardi) nos incentiva e fortalece esse tipo de discussão.”

Também marcou presença, representando a Diretoria Regional de Ensino, Rita de Cássia Araújo Faria. Ela destacou a relevância da proposta no cotidiano dos alunos da Rede Estadual de ensino. “Amplia horizontes e contribui de forma significativa para o desenvolvimento desses jovens. É uma parceria querida e gratificante.”

Já a coordenadora da comissão julgadora da Olimpíada, Mara Lígia Biancardi, leu para iniciar sua fala o poema “Filosofia de Vida”, de Cecília Meireles e comentou sobre o tema proposto nessa edição. Também participou do evento o diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco.

Durante a solenidade, foram lançados e entregues livros os 60 escritores premiados na 10ª edição, que teve como tema “Comunicação – Dos sinais de fumaça à mídia. A evolução do homem como ser social”. Além disso, o Projeto Guri mostrou todo o seu talento aos presentes.

Cada escritor premiado recebeu um kit com 10 unidades para presentear familiares. Foram impressos 8 mil livros, que serão distribuídos gratuitamente aos interessados.

Participação
Nesse ano, ao todo, são cinco categorias: pré-mirim (de 6 a 7 anos), mirim (8 a 10 anos), infantil (11 a 14 anos), juvenil (15 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos). Cada categoria tem um subtema, que deverá ser desenvolvido a partir do tema central. Os textos deverão ter 4.080 caracteres, no máximo.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO
CONFIRA O ANDAMENTO DA SUA INSCRIÇÃO

Uma comissão julgadora, formada por sete membros especialistas na área de educação e literatura, selecionará 60 textos. Além de certificados e livros, serão distribuídos prêmios em dinheiro, que vão de R$ 2.440,81 para o primeiro colocado de cada categoria, a R$ 250,00 para o 12º classificado. A premiação será no dia 16 de outubro, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva).

Vencedores de 2014 foram premiados com livros

Vencedores de 2014 foram premiados com livros

Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/22/prefeito-lanca-a-11o-olimpiada-de-redacao-na-biblioteca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original