Região do Caxambu debate Plano de Segurança Pública e Cidadania

Publicada em 21/05/2015 às 12:43

Moradores da região do Caxambu debateram o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania, em audiência na noite dessa quarta-feira (20), na Emeb Vasco Antônio Venchiarutti. Eles conheceram os 10 desafios e as 35 metas previstas no Plano e deram sugestões e contribuições, que agora serão avaliadas e podem ser inseridas na proposta.

Para a aposentada Sayomi Okuma Barbosa Ferraz, moradora há 13 anos na região, ouvir quem vivencia a realidade do bairro é essencial para que o Plano seja colocado em prática. “As pessoas precisam participar mais”, disse. Ela aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caxambu, recentemente ampliada. “O atendimento é excelente”.

LEIA TAMBÉM
Alunos da Unip conhecem Plano de Segurança e Cidadania
Região da Vila Rio Branco debate o Plano de Segurança e Cidadania
Jardim Paulista mostra modelo de Vizinhança Solidária em audiência

Moradores conhecem Plano de Segurança

Moradores conhecem Plano de Segurança

A diretora da escola, Gina Bueno, mora no bairro Vera Cruz há mais de 20 anos e disse que não sente a sensação de insegurança no bairro. “Os vizinhos se conhecem, um cuida da casa do outro… pouco ouvi dizer de criminalidade nas residências, apenas no comércio”, conta. Ela elogiou a iniciativa e comentou o envolvimento dos moradores. “As pessoas deveriam participar para poder cobrar depois.”

O vereador Rafael Antonucci participou das discussões. Além de ter um imóvel no bairro, o representante do Legislativo tem parentes que moram no Caxambu. “A iniciativa do poder público em ouvir a população é muito positiva, porque é necessário que haja essa interação. A cidade pode caminhar melhor com a sociedade”, afirma.

Participaram das discussões o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, representantes da Defesa Civil e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Para que os moradores possam ter maior participação nos encontros, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) modificou as datas e as audiências serão às segundas e quartas-feiras.

Segundo José Carlos Pires, coordenador-executivo do GGIM, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí.

A próxima audiência será nesta segunda-feira (25), às 19h, na Emeb Fábio Rodrigues Mendes, no Engordadouro.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/21/regiao-do-caxambu-debate-plano-de-seguranca-publica-e-cidadania/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original