Prefeitura apresenta resultados da Saúde Bucal

Publicada em 06/05/2015 às 17:32

Após um ano de trabalho, a Secretaria de Saúde apresentou à rede de atenção básica, nesta quarta-feira (6), os resultados do Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal de Jundiaí. Os dados são animadores, principalmente em relação à cárie dentária na faixa etária de 12 anos, referência da Organização Mundial de Saúde (OMS), quando todos os dentes já são permanentes. Segundo o levantamento, a média é de 0,94 dente com experiência de cárie (tratada ou não) por pessoa.

CONFIRA OS DADOS DO LEVANTAMENTOS

“Esse índice vem caindo desde o primeiro levantamento realizado, em 1975, quando era de 10,05 por pessoa. O grande marco dessa redução foi a fluoretação das águas de abastecimento público, em 1980, que é sistematicamente controlada e comprovada pelos índices baixos de fluorose dentária moderada”, destacou a cirurgiã-dentista Evely Sartori da Silva, uma das coordenadoras do projeto.

LEIA TAMBÉM
Saúde faz campanha de prevenção de câncer bucal
Prefeitura alerta população para prevenção da dengue
Telefone 192 do Samu é restabelecido nesta quarta-feira (6)

Casarin apresenta resultados aos dentistas da rede

Casarin apresenta resultados aos dentistas da rede

O levantamento foi desenvolvido numa parceria entre a Secretaria de Saúde de Jundiaí e a Faculdade de Odontologia da Unicamp. Ela envolveu ainda cursos de atualização para a equipe de dentistas e técnicos da área de saúde bucal da rede municipal.

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, abriu o evento de apresentação dos resultados destacando a importância desta ação. “Esse projeto mostra que a Prefeitura de Jundiaí vem trabalhando para produzir informações, que são essenciais para construir as ações do poder público. Mostra também a dedicação e o empenho em valorizar as ações de saúde bucal”.

Casarin também destacou as novas diretrizes adotadas pela atual gestão da saúde, voltadas ao fortalecimento da atenção básica e à integração do trabalho multidisciplinar. “Um dos nossos focos é a ampliação da saúde da família e a saúde bucal está inserida nesse processo.

O coordenador municipal de Saúde Bucal, Luiz Carlos Miyashiro, destacou a importância do levantamento e ressaltou que os resultados são muito positivos. “Esses índices são fruto do trabalho de toda a rede e de investimentos desde a década de 1980”, comentou.

Prevenção
Luiz Carlos lembrou ainda que a Secretaria de Saúde realiza diversas ações na área de saúde bucal, com especial atenção à promoção e prevenção. Nas escolas, por exemplo, são marcadas até quatro visitas anuais, com realização de exames, atividade educativa, aplicação tópica de flúor e escovação dental supervisionada. Nas unidades de saúde, no início do tratamento odontológico, também são realizadas palestras educativas para conscientização e prevenção.

A articuladora de Saúde Bucal da DRS-7, da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Gorete Nogueira, também prestigiou o evento. “A gente observa que Jundiaí está sempre à frente”, disse, parabenizando todos os envolvidos.

A apresentação dos resultados foi feita pela professora Marília Jesus Batista, da Unicamp. Também participaram do evento as professoras Maria Paula Rando Meirelles e Débora Dias da Silva Harmitt, que trabalharam no levantamento.

Marília Jesus Batista apresentou o relatório

Marília Jesus Batista apresentou o relatório

Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/06/prefeitura-apresenta-resultados-de-levantamento-de-saude-bucal/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original