Região da Malota marca presença em audiência pública

Publicada em 05/05/2015 às 17:24

Moradores, líderes de bairro e autoridades marcaram presença na audiência pública para discutir o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania, na noite dessa segunda-feira (4), na Emeb Profª Ana Pontes Chagas, no Jardim América, região da Malota.

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, destacou a importância da discussão. “A Prefeitura está chamando a população para participar, para ter um olhar mais amplo sobre o nosso município, pois entendemos que o modelo de uma cidade cercada de muros e pessoas vivendo, cada uma em seu condomínio, como já vemos em Jundiaí, não está dando certo”, disse.

LEIA TAMBÉM
Plano de Segurança surpreende moradores da Vila Rami
Alunos da rede participam do ‘Força no Esporte’ no quartel
Plano de Segurança é debatido por moradores da Vila Hortolândia

Moradores levaram sugestões e solicitaram melhorias para os bairros

Moradores levaram sugestões e solicitaram melhorias para os bairros

A dona de casa Fabiana Renno, moradora do Parque Quinta Boa Vista há três anos, sabe da importância de os moradores participarem das audiências públicas. “É uma oportunidade que temos de debater a segurança que é uma preocupação de todos”, afirmou.

A chance de poder contribuir com sugestões e críticas também é bem vista pelo empresário e morador da Malota, José Walter Taborda. “Quanto maior for a informação, maior será o acerto e a prevenção é muito mais barata do que a reação.”

Uma das metas do Plano é a efetivação dos programas Vizinhança Solidária e Agentes de Segurança e Cidadania, muito elogiados pela fisioterapeuta Cristina de Fátima Rebelo, moradora do Parque Quinta da Boa Vista desde 2010. “Nós também temos a nossa parcela de responsabilidade nas questões de segurança. Temos que ser os olhos que vão denunciar algo de estranho que percebemos na casa do nosso vizinho, precisamos nos unir mais”, destacou.

Participaram da audiência o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser; o diretor presidente da Escola de Governo e Gestão do Município, Marcelo Lo Mônaco; o comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Grupo Barão de Jundihay, o tenente coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa e representantes da Defesa Civil e da Secretaria de Transportes.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Segundo o prefeito Pedro Bigardi, a participação da população é essencial para elaboração de estruturas e diretrizes que atendam aos anseios de todos.

Segundo o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrado (GGIM), José Carlos Pires, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir a sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí. A próxima audiência será nesta quarta-feira (6), às 19h, na Emeb Anna Rita Ludke, no Jardim Alvorada, região do Retiro.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê retirar os jovens de grupos em situação de risco, reduzir a população em situação de rua e as áreas de vulnerabilidade social, prevenir a violência nas escolas e reduzir os crimes contra a vida, dentre outros desafios.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Plano foi apresentado pelo coordenador do GGIM, José Carlos Pires

Plano foi apresentado pelo coordenador do GGIM, José Carlos Pires

Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/05/moradores-da-regiao-da-malota-marcam-presenca-em-audiencia-publica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original