Consórcio do aterro sanitário elege membros para conselhos

Publicada em 05/05/2015 às 15:41

Os membros do Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário (Cias) de Várzea Paulista se reuniram nesta terça-feira (5), na Prefeitura de Jundiaí, para eleger conselhos Fiscal e Consultivo. Por decisão da maioria, os nomes dos antigos componentes foram mantidos. Jundiaí foi representada no encontro por Junior Vitoriano, assessor da Secretaria de Serviços Públicos.

LEIA TAMBÉM
Parque do Trabalhador de Jundiaí recebe 32 mil pessoas
Secretário de Serviços Públicos realiza palestra na Alemanha

Reunião marca definição dos membros

Reunião marca definição dos membros


O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, foi definido como presidente do Cias. O secretário de Infraestrutura Urbana daquela cidade, Renato Germano, foi eleito presidente do conselho fiscal. Como vice-presidente foi mantido o prefeito Pedro Bigardi, além do secretário de Serviços Públicos de Jundiaí, Aguinaldo Leite, como membro do conselho fiscal.

O prefeito de Campo Limpo Paulista, José Roberto de Assis, segue como membro do conselho consultivo e o secretário de Obras campo-limpense, Luiz Carlos Boldrin, é o membro do conselho fiscal. Tanto Jaime Cruz, prefeito de Vinhedo, quanto Gilberto Lorenzon, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo daquele município, são membros do conselho consultivo.

Já Geraldo Aparecido Ferreira, prefeito interino de Cajamar, é membro do conselho consultivo. E o diretor de Habitação de Cajamar, Carlos Alexandre Guio, é vice-presidente do conselho fiscal.

TAC
De acordo com o diretor do aterro, Hélio Carletti Frigeri, o aterro sanitário de Várzea Paulista parou de receber lixo dia 31 de maio de 2006. A partir de então, os municípios que utilizavam o local assinaram um Termo de Ajuste de Conduta, no qual são obrigados a cuidar do local, já que ainda há emissão de gases e produção de chorume. “O TAC tem validade de 20 anos.”

Desta forma, Várzea Paulista, Jundiaí, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Louveira e Vinhedo têm o custo mensal de R$ 393 mil rateado – de acordo com o volume que cada cidade depositava no aterro – para a manutenção do solo, bombeamento de chorume, controle de gases e outras manutenções necessárias.

Atualmente, por mês, Jundiaí manda para o Aterro Sanitário de Santana do Parnaíba cerca de 11 mil toneladas de resíduos a um custo de R$ 1,8 milhão ao mês. O total deve-se aos serviços de transbordo, transporte e destinação final.

Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/05/consorcio-do-aterro-sanitario-elege-membros-para-conselhos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original