Alunos da rede participam do ‘Força no Esporte’ no quartel

Publicada em 05/05/2015 às 12:08

Thaynan de Almeida Aguiar, 10 anos, já planeja o futuro: quer ser soldado. Ir ao Exército antes de completar 18 anos e se alistar era um sonho antigo, que foi realizado nesta terça-feira (5). O estudante faz parte do grupo de quase 100 alunos da rede municipal de Educação em Jundiaí que participarão até novembro do programa Força no Esporte, do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) ‘Grupo Barão de Jundiahy’, desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, além do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

O programa do Ministério do Exército é realizado duas vezes por semana. Crianças de quartos e quintos anos das Emebs Professor Carlos Foot Guimarães, do Jardim Santa Gertrudes, e Professora Geralda Berthola Facca, do Jardim do Lago, ficaram das 8h às 11h30 no 12º GAC.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí sedia novamente uma etapa do Arena Cross
Biblioteca tem lançamento de livro nesta terça-feira (5)
Prefeito Pedro Bigardi se reúne com secretário de Educação

José Pires e o comandante Mendes, com as crianças

José Pires e o comandante Mendes, com as crianças

“Essa é a primeira turma que participa. O objetivo é possibilitar que eles tenham um complemento escolar, no contraturno das aulas, praticando esporte e recebendo lições de cidadania e de civismo dentro do Exército, que é uma instituição muito respeitada. Isso integra as metas do governo Pedro Bigardi de oferecer educação de forma integral aos alunos da rede”, informou o coordenador-executivo do GGIM, José Carlos Pires. Ele, inclusive, anunciou a ampliação do programa. “No próximo semestre, a ideia é expandir para outras turmas.”

Rotina
Após tomarem café, os estudantes receberam uniformes e foram conhecer as dependências do quartel, principalmente o complexo esportivo, onde praticaram atividades como futebol, natação e atletismo acompanhados pela equipe de apoio do GAC e por dois professores de educação física cedidos pela Secretaria de Educação. Antes de seguirem para as escolas, todos almoçaram.

“Por meio deste projeto, vamos desenvolver nas crianças atributos como assiduidade, companheirismo, pontualidade e valores de civismo e amor ao País, além dos benefícios psicomotores e afetivos que o esporte proporciona. Também oferecemos nossa equipe de dentistas, que faz a distribuição de escovas e pastas de dente, passando orientações de saúde e higiene”, acrescentou o comandante do 12º GAC, tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa.

As atividades do primeiro dia foram acompanhadas pelo supervisor de educação física da Secretaria de Educação, Sérgio Jesus de Andrade, e pelo coordenador de educação física, João Leandro da Silveira.

Estudantes conheceram todas as instalações

Estudantes conheceram todas as instalações

Roberta de Sá
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/05/alunos-da-rede-municipal-participam-do-programa-forca-no-esporte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original