Inscrições para os Conselhos Tutelares vão até segunda (4)

Publicada em 03/05/2015 às 18:08

As inscrições para os interessados em participar do processo unificado de escolha para membros do Conselho Tutelar, destinado ao quadriênio 2016/2019, se encerram nesta segunda-feira (4).

Os formulários de inscrição, assim como as resoluções e editais do processo, estão disponíveis no site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), órgão em que os conselhos tutelares são vinculados.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí inicia a campanha de vacinação contra gripe
Pedro Bigardi anuncia área de lazer no Jardim Tamoio

“As nossas expectativas são as melhores possíveis para essa eleição, principalmente porque teremos mais conselheiros com a criação do terceiro Conselho Tutelar”, explica a presidente do CMDCA, Cláudia Honório Tofoli.

Segundo ela, após a eleição os novos conselheiros passarão por capacitações antes de tomarem posse. “Queremos que a população tenha consciência de que o profissional é uma pessoa que está de fora, mas que vai fazer a rede funcionar”, explica.

Dentre os requisitos para se candidatar, os interessados devem:

  • ser pessoas de reconhecida idoneidade moral;
  • ter idade igual ou superior a 21 anos; residir no município há mais de dois anos;
  • ter efetivo trabalho e engajamento social na defesa e na proteção à vida de crianças e adolescentes;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • comprovar participação em cursos, seminários ou jornadas de estudo cujo objetivo tenha sido o Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • estar em gozo das aptidões física e mental para o exercício da função;
  • não ter sido penalizado por destituição da função de conselheiro tutelar ou outra função pública nos últimos cinco anos.

Os inscritos passarão por prova eliminatória. O conteúdo programático foi divulgado na Imprensa Oficial de 10 de abril (ver páginas 21 e 22), além de avaliação física e psicológica.

Kadija Rodrigues


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/03/inscricoes-para-os-conselhos-tutelares-se-encerram-nesta-segunda-4/