Parceria entre Cerest, Bancários e Unicamp inicia nova etapa

Publicada em 30/04/2015 às 18:33

A parceria entre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para avaliar a saúde dos bancários de Jundiaí começa nova etapa. Configurada por ações também conjuntas, a iniciativa tem como objetivo a busca da prevenção do adoecimento dos trabalhadores.

O resultado da pesquisa realizada com pelo menos 240 bancários, no final do ano passado, aponta para a necessidade das novas ações. O material foi entregue ao Cerest nesta quinta-feira (30), pela universidade. De acordo com o professor assistente, Sérgio de Lucca, que coordenou a pesquisa, o resultado não pode ser divulgado ainda, uma vez que deve aguardar primeiro a publicação em revistas ou livros científicos.

Reunião foi realizada na sede do Cerest

Reunião foi realizada na sede do Cerest

“Esses resultados podem ser discutidos e trabalhados nos fóruns específicos dos bancários, ou até mesmo pelos técnicos do Cerest. Mas, antes da publicação desses dados em revista científica, não podemos torná-los público”, disse o professor, que também é médico do trabalho.

Para o gerente do Cerest, Jesus dos Santos, a conclusão desta primeira etapa traz satisfação e, ao mesmo tempo, o impulso para afastar do meio ambiente de trabalho dos bancários os fatores que os levam aos transtornos mentais. “Estamos satisfeitos com a conclusão dessa primeira etapa de trabalho nesse projeto denominado ‘Extrato da Saúde dos Bancários’, iniciado há mais de um ano pelo Cerest. E, por certo, nos sentimos impulsionados para novas ações, em busca da boa saúde dos bancários.”

Douglas Yamagata, presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região, também segue nessa mesma linha do Cerest e afirma que o resultado não o surpreende. “Na realidade, já esperávamos estes resultados que estamos vendo aqui. Eles não nos surpreendem, mas posso afirmar que isso, agora de forma oficializada, nos anima ainda mais a continuarmos em busca do combate aos fatores que levam nossos colegas ao adoecimento”, revelou.

Convidados
Representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), com sede em São Paulo, esteve presente o diretor Walcir Previtale.

Pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Fetec), também com sede em São Paulo, compareceram os diretores Adma Gomes e Darci Torres Medina (Lobão).

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/30/parceria-entre-cerest-bancarios-e-unicamp-inicia-nova-etapa/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original