Orquestra Municipal de Jundiaí emociona na estreia da temporada

Publicada em 27/04/2015 às 16:48

Impecável. Essa foi a palavra mais dita e ouvida nos corredores do Teatro Polytheama, na noite de sábado (25), após a estreia da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) na temporada 2015. A constatação só reforçou a grandeza da orquestra jundiaiense, convidada a participar este ano do Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos mais importantes eventos de música erudita da América Latina.

A adolescente Gabriela Cabral, de 15 anos, impressionou-se com o primor da OMJ. “Por vários momentos fiquei realmente emocionada. Eu não tinha ideia que Jundiaí tinha uma orquestra como essas que vemos na TV“, disse a jovem. Gabriela afirma ter-se tornado fã da regente Claudia Feres, diretora artística da orquestra. “Ela esteve ano passado em minha escola (Siqueira de Moraes) e abriu espaço para que os alunos tivessem a experiência de reger. Foi muito legal! Da próxima vez vou pedir autógrafo e uma foto ao lado dela”.

LEIA TAMBÉM
Complexo Fepasa recorda época das ferrovias
Polytheama comemora Dia Internacional da Dança
Mostra de Dança 2015 já tem atrações confirmadas
Oficina de Violino e Viola na Pinacoteca é oportunidade a jovens

Orquestra encantou o público que compareceu em grande número ao Polytheama na noite de sábado

Orquestra encantou o público que compareceu em grande número ao Polytheama na noite de sábado

A OMJ tem apenas cinco anos, mas apresenta um repertório riquíssimo e, por ser de cordas, tem uma exigência ainda maior na precisão, com pesquisas aprofundadas e uma maratona de ensaios. “É um orgulho imenso para toda a cidade. Não estamos trazendo grandes nomes nessa temporada somente para elevar a orquestra. É justamente pelo fato de ela ser tão precisa e atuar com excelência que esses grandes nomes tem aceitado o convite”, afirma o secretário de Cultura, Tércio Marinho.

A diretora de Teatros, Heloísa Oliveira, ficou maravilhada com o nível da apresentação. “Reunir cerca de 500 pessoas para ouvir música erudita significa que estamos sim conquistando públicos diferentes. Foi muito emocionante.”

“A orquestra é de vocês!”
A noite de estreia contou com a participação especial do premiado violonista jundiaiense Fabio Zanon, uma das figuras mais reconhecidas no cenário internacional de violão clássico. Sobre participar da temporada da orquestra na terra natal, Zanon se disse muito animado. “É uma emoção diferente poder mostrar o resultado da minha trajetória para as pessoas que me conheceram ainda criança.”

Sobre a importância da OMJ, Zanon disse que Jundiaí só pode pensar como um centro cultural se tiver uma programação constante e que deve se comparar a cidades como Ribeirão Preto, Campinas e Santos. “Felizmente temos uma artista com a experiência da Claudia Feres, que implementou, desde o primeiro minuto, uma orquestra com os mais altos padrões. Um concerto de um nível que faz o público querer voltar no próximo“, ressalta.

A regente, que, junto à OMJ, foi aplaudida de pé por várias vezes na noite de sábado, abriu o evento dizendo que a missão é também conquistar outros públicos e os jovens músicos. Claudia Feres disse que Jundiaí já começa a reconhecer a importância da OMJ. “Já estou tendo aqui a mesma experiência que tive quando atuei em Londrina e as pessoas me perguntavam na rua: como vai a nossa orquestra?”, revela com emoção.

Claudia espera que a Orquestra conquiste toda cidade e que cada jundiaiense sinta orgulho dela. “É muito importante que nosso público nos dê o feedback sobre o que acha de nossas apresentações. Que sinta-se à vontade para dar dicas e sugestões. Essa orquestra é de todos vocês!”.

Agenda
A temporada 2015 conta com oito concertos no Teatro Polytheama e um em Campos do Jordão. Em Jundiaí, a retirada dos ingressos é feita no dia das apresentações, a partir das 14hs. Com datas marcadas, apresentações no Polytheama estão agendadas para 30 de maio, 20 de junho, 29 de agosto e 27 de setembro, sempre a partir das 20h30.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/27/orquestra-municipal-de-jundiai-emociona-na-estreia-da-temporada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original