Prefeitura destaca valor das festas tradicionais em Jundiaí

Publicada em 24/04/2015 às 16:19

A 51ª Festa da Varginha, realizada aos sábados e domingos até o dia 3 de maio, é um dos exemplos do circuito de festas tradicionais que fazem parte da cultura local. E a Prefeitura de Jundiaí tem procurado não apenas apoiar esses eventos mas também valorizá-los como um dos elementos da própria identidade do município.

LEIA TAMBÉM
Polytheama comemora Dia Internacional da Dança
Orquestra Municipal abre a temporada neste sábado (25)
Novo mirante para a Ponte Torta começa a ser construído
Bumbo do Japi: 3º Roda de Samba consolida encontros mensais

Marcos Brunholi com organizadores da festa na Varginha

Marcos Brunholi com organizadores da festa na Varginha

Temos nosso calendário de eventos, que permite apoiar iniciativas comunitárias. E esse aspecto tem sido muito destacado pelo prefeito Pedro Bigardi, inclusive no formato das festas de bairro que adotamos para a Festa da Uva”, comentou o secretário Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, em visita ao primeiro final de semana do evento.

De acordo com a organização da festa, o interesse do público somente aumenta de ano para ano. “Acho que o voluntariado cria muito essa coisa do acolhimento, do ambiente familiar e das boas comidas típicas, a tradição da comida de quermesse”, comenta Carlos Pereira do Prado, o Carlitos.

Em Jundiaí, as diversas festas tradicionais revezam-se ao longo do ano. Depois da Varginha, na região de Santa Clara, começa dia 16 de maio a Festa Italiana de Jundiaí, no bairro da Colônia, seguida pela abertura dia 30 de maio da Festa da Terra Nova, também na borda da serra.

Para Brunholi, as características desses eventos formam um aprendizado sobre tradições, solidariedade e cultura para todos os moradores.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PMJ

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/24/prefeitura-destaca-valor-das-festas-tradicionais-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original