Está tudo pronto para o início da Nota Fiscal Jundiaiense

Publicada em 24/04/2015 às 17:09
Máquina do programa Nota Fiscal Jundiaiense

Máquina do programa Nota Fiscal Jundiaiense

As 200 máquinas de impressão do cupom fiscal do programa Nota Fiscal Jundiaiense já estão configuradas e prontas para o início da operação. Quem garante é José Carlos da Costa Amaro, diretor do Departamento de Fiscalização de Tributos, ligado à Secretaria de Finanças. O lançamento oficial da Nota será realizado na próxima quinta-feira (30), às 9h, no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

ENTENDA A NOTA FISCAL JUNDIAIENSE

Os equipamentos serão distribuídos, sem nenhum custo, a 200 pontos comerciais espalhados pela cidade. No primeiro momento, serão 190 estacionamentos, cinco academias e cinco salões de beleza – locais em que, geralmente, não é emitida a Nota Fiscal, mas apenas o cupom da compra.

“Porém, o programa da Prefeitura não vai valer apenas nos pontos que terão nossas máquinas. Ele vale para todo serviço tomado na cidade. Qualquer prestador pode e deve emitir a nota fiscal quando for solicitado. Caso ele não tenha o equipamento, a emissão deve ser feita pela internet, no ambiente da Nota Fiscal Eletrônica. Para isso, basta que o profissional tenha a inscrição municipal”, esclareceu José Carlos.

LEIA TAMBÉM
Confira as vagas de emprego do PAT para a próxima semana

“As pessoas costumam me perguntar em quais lugares elas devem pedir a Nota. É fácil: peça Nota Fiscal para tudo. Seja mercadoria ou serviço, peça a nota Fiscal. É a maneira que temos de evitar a evasão tributária, que em Jundiaí chega a R$ 50 milhões por ano apenas com o não recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS)”, contabilizou Pedro Galindo, secretário de Finanças.

José Carlos: "Quase tudo pronto para o início da operação"

José Carlos: “Quase tudo pronto para o início da operação”

“A nossa máquina não será apenas uma impressora do recibo da compra de um serviço. Ela vai emitir o recibo e o cupom fiscal juntos, na mesma nota, com o CPF do tomador da compra e o valor pago. Após o cadastro do consumidor no site da Nota Fiscal Jundiaiense, que está sendo finalizado, ele acompanha os créditos on line e decide como vai usá-los”, esclareceu José Carlos.

A dinâmica é praticamente a mesma da Nota Fiscal Paulista do Governo do Estado, já habituada na rotina do consumidor. O avanço e ineditismo estão na criação de um cartão de crédito atrelado ao programa jundiaiense, novidade que não existe em nenhum outro lugar do Brasil. Com ele, será possível usar os créditos liberados nos 200 equipamentos inicialmente cadastrados.

Thiago Secco
Foto: Fotógrafo PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/24/esta-tudo-pronto-para-o-inicio-da-nota-fiscal-jundiaiense/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original