Novo mirante para a Ponte Torta começa a ser construído

Publicada em 23/04/2015 às 18:44

Os trabalhos da revitalização da Ponte Torta, monumento surgido como passagem em arco em 1888 na região central de Jundiaí, entraram nesta semana em nova etapa com os preparativos de implementação do equipamento de belvedere. Trata-se de uma espécie de mirante, instalado na rampa de acesso da rua Barão de Jundiaí, que vai permitir uma vista diferente do local.

“Previsto dentro do projeto, o belvedere vai ser integrado com o espaço verde da Esplanada do Monte Castelo (Escadão) e vai ter um parapeito formado por imagens antigas da Ponte Torta, permitindo aos visitantes entender seu papel histórico na cidade”, explica a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

CONHEÇA O PROJETO PONTE TORTA

LEIA TAMBÉM
Polytheama comemora Dia Internacional da Dança
Novo Horizonte: o sonho da casa própria está próximo
Bumbo do Japi: 3º Roda de Samba consolida encontros mensais

Detalhe da ponte vista do início da esplanada, que vai ganhar paineis com fotos antigas

Detalhe da ponte vista do início da esplanada, que vai ganhar painéis com fotos antigas

O equipamento deve ser concluído ainda neste semestre e é uma das etapas definitivas do projeto ao lado do futuro paisagismo da praça rotatória. O projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta, além dos aspectos materiais e técnicos, foi marcado também pela participação comunitária e de pesquisadores que levaram a atribuição de valor ao monumento.

De acordo com os pedreiros especializados João Miranda e Lucivaldo dos Santos, os trabalhos realizados com o Estúdio Sarasá geralmente levam a marca do cuidado com a recuperação de bens históricos para uma comunidade. Mas exigem muito cuidado, por exemplo, como é o caso de telhados antigos. “É importante conhecer antes as técnicas adequadas”, afirmou João.

No caso da Ponte Torta, que recebeu nesse projeto desenvolvido pela Prefeitura uma atenção envolvendo desde o diagnóstico de “patologias’ como tijolos de modelos do século 19 ausentes até aplicação de materiais de resistência biológica, a meta é recuperar a relação da comunidade com o monumento. Uma última etapa do projeto ainda deve envolver o paisagismo da praça rotatória em que acabou colocado no avanço do sistema viário.

Profissionais especializados preparam local para o futuro belvedere

Profissionais especializados preparam local para o futuro belvedere

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/23/novo-mirante-para-a-ponte-torta-comeca-a-ser-construido/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original