União dos moradores é destaque do Plano de Segurança

Publicada em 18/04/2015 às 15:21

Ações simples, como participar de uma reunião no bairro, podem mudar a vida de muitas pessoas. Foi desta forma que os moradores do Jardim Santa Gertrudes destacaram a importância da participação popular durante audiência do Plano de Segurança Pública e Cidadania. O encontro foi realizado na manhã deste sábado (18), na escola municipal Professor Carlos Foot Guimarães, localizada naquele bairro. A ação determinada pelo prefeito Pedro Bigardi é organizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Além de conhecer as 35 metas e 10 desafios que o plano propõe, as pessoas puderam discutir questões que afetam diretamente toda a região Sul da cidade – formada por uma população estimada em 40 mil habitantes, divididos entre os bairros Jardim Santa Gertrudes, Tijuco Preto, Castanho e Água das Flores.

Segundo os moradores, por estarem afastados do Centro, estes bairros carecem de maior atenção no que diz respeito à segurança pública. O batalhão da Polícia Militar responsável por aquela região é o 11º , que tem sede no Anhangabaú. A delegacia mais próxima dali é o 6º Distrito Policial, que fica no Jardim Cica. Ambas instituições de segurança são subordinadas ao Governo do Estado.

LEIA TAMBÉM
‘Sesc é um marco na história de Jundiaí’, diz Bigardi
Prefeitura abre concurso para diversas categorias
Confira as vagas de emprego do PAT para a próxima semana

Reunião na escola municipal do Jardim Santa Gertrudes

Reunião na escola municipal do Jardim Santa Gertrudes

Ainda conforme os moradores, essa distância dificulta a agilidade na chegada de viaturas da PM após os crimes e o registro de boletins de ocorrência. “É importante registrar o B.O., porque nós sabemos que a polícia trabalha com estatísticas”, comentou Antônio Carlos de Souza, presidente da escola de samba do bairro – a Marujos da Zona Sul.

Controle
O fato de o bairro estar próximo das rodovias Anhanguera e Bandeirantes também foi citado como um facilitador para a criminalidade. “Somos porta de entrada e saída da cidade”, lembrou Adriano Santana dos Santos, da Rede Social Santa Gertrudes. “É preciso ter controle nestes locais, como um ponto de observação, por exemplo”.

O reflexo disso é também o trânsito intenso de veículos no local e uma preocupação maior para todos. “Essas observações estão sendo anotadas e vão ser levadas aos setores competentes da Prefeitura para análise”, comentou o diretor de Conselhos e Entidades Comunitárias, Denilson Ricardo André.

A perturbação do sossego foi outro problema apontado. Reuniões de jovens em encontros com som alto e consumo de bebidas numa praça no Água das Flores já será alvo das ações do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). “Saio satisfeito deste encontro pela qualidade do diálogo e interesse dos moradores. Vamos, inclusive, participar das reuniões da Rede Social do Jardim Santa Gertrudes, como forma de estreitar ainda mais a relação do poder público com essa região”, ressaltou o coordenador do GGIM, José Carlos Pires.

Benefícios como a conquista de uma linha expressa do transporte coletivo que liga o bairro ao Terminal Central também foram lembrados. A sugestão saiu de uma das reuniões da Rede Social e foi atendida pela Secretaria de Transportes. “É importante que as pessoas participem cada vez mais, porque é a oportunidade que temos para discutir melhorias”, comentou o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

Participaram também da audiência pública: Paulo Vicente Soares, subcomandante da Guarda Municipal; Mônica Helena Pacheco, da Defesa Civil; Emerson Benezatto e Celso Antônio Morão, ambos da Associação de Vigilantes Noturnos.

A próxima audiência está marcada para a quarta-feira (22), das 19h às 21h, na Emeb Professora Geralda Berthola Facca (rua Eduardo Carlos Pereira, 50, Jardim do Lago).

População e Prefeitura unidos por melhorias

População e Prefeitura unidos por melhorias

Plano
As audiências fazem parte do processo de implantação do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania, criado pelo prefeito Pedro Bigardi. O eixo condutor é a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Estes encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir as sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí.

Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê retirar os jovens de grupos em situação de risco; reduzir a população em situação de rua e as áreas de vulnerabilidade social; prevenir a violência nas escolas e reduzir os crimes contra a vida, dentre outros desafios.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal; regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Emerson Leite
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/18/uniao-dos-moradores-e-destaque-nas-discussoes-do-plano-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original