‘Roda de Causos’: prosa, poesia e cordéis movimentam o São Camilo

Publicada em 17/04/2015 às 17:21

Por meio da Diretoria de Ação Comunitária, a Secretaria de Cultura promove uma “Roda de Causos e Acontecimentos da Vida” no sábado (25) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do São Camilo, das 15h às 17h. Em uma proposta de linguagens populares como a prosa, as cantigas, os cordéis e a poesia, a população poderá contar suas respectivas histórias das mais variadas maneiras, incluindo o canto e apresentações curtas de teatro.

A diretora de Ação Comunitária, Eliane Silva Pinto, destaca a importância da roda no contexto dos bairros. “A roda visa incentivar a volta do hábito da conversação, de se ver os vizinhos na calçada no fim da tarde, de fazer com que os moradores do bairro contem sobre sua vida, sobre a história de onde moram, e que assim se conheçam mais.”

LEIA TAMBÉM
Sarau no Parque dos Ingás ocorre neste sábado (18)
Cultura realiza seleção para a ‘Mostra de Dança’ nesta sexta (17)
Coordenadoria da Igualdade Racial reafirma parceria com Cultura
Ministério da Cultura participa de debate para fortalecer o conselho

arte_flyer_causos_GSegundo Eliane, a Secretaria de Cultura, por meio dessas reuniões, constrói uma ponte de aproximação com os bairros, tornando possível a interação com a população e transformando o que se é falado em ações adequadas de fomento cultural.

O contador de causos Eufradísio Modesto, que vai conduzir a roda, revelou um pouco mais sobre o evento. “Será uma atividade em que as pessoas serão convidadas a contar através de manifestações populares e de forma lúdica sua vida.”

Valdemar Medeiros, morador do São Camilo há 27 anos e membro do Conselho Popular de Cultura, revelou que está empolgado para o evento. “Talvez eu conte o ‘Causo do Mineiro’, mas estou mais ansioso para ver o que as outras pessoas vão falar. Quero prosa para redescobrir a cultura do meu bairro.”

A agente comunitária Daniela Camargo, que atua no São Camilo, destacou uma participação especial na roda. “Temos um grande número de idosos, que gostam de se reunir e conversar. Eles estão muito empolgados com o evento. Eu acredito no projeto como experiência positiva para a comunidade.”

O convite para participar do evento se estende a toda população, que poderá, cada um à sua maneira, manifestar um causo peculiar. “A ideia é que todos participem com alguma forma de expressão”, destaca Eufradísio.

O Cras do São Camilo fica na rua Primo Filipini, 65. Mais informações no telefone (11) 4521–1430 ou 4521–6922. A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/17/roda-de-causos-prosa-poesia-e-cordeis-movimentam-o-sao-camilo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original